quinta-feira, 8 de abril de 2010

Três navios de guerra Alemães visitam a região até segunda-feira

Data: 08-04-2010

O porto do Funchal acolhe hoje três navios de guerra da marinha alemã, que visitam a Região em escala considerada de rotina, uma presença que se prolongará até à próxima segunda-feira.

Esta força naval, denominada de 'Task Group 501.01', que navega sob o comando do comandante Marco von Kölln, está de regresso à Europa depois de ter participado no exercício naval 'Gode Hope IV', realizado em conjunto com a Marinha da África do Sul, de 15 de Fevereiro a 15 de Março. É procedente do porto de Accra, no Gana.

Este 'Task Group' é constituído por duas fragatas e um navio logístico de apoio a combate, meios navais que zarparam do porto de Kiev, na Alemanha, a 10 de Janeiro deste ano. Desde então já escalaram os portos de Stª. Cruz de Tenerife, Walvis Bay (Namíbia), Simon´s Town e Cape Town (África do Sul) tendo posteriormente rumado ao porto de Accra.

Na próxima segunda-feira deixam a Região rumo ao porto de Nápoles, iniciando um périplo no mar Mediterrâneo, tocando os portos de Souda Bay (Grécia), Haifa (Israel), Alexandria (Egipto), Odessa (Ucrânia), Istanbul (Turquia), Valência (Espanha), regressando de novo ao Atlântico, via Gibraltar, encetando o regresso ao porto base de Kiev, onde deverão atracar a 18 de Junho próximo.

Assim, nos próximos quatro dias a Pontinha contará com a presença das fragatas 'F215 Brandenburg' e da 'F208 Niedersachen'.



A primeira tem o nome da respectiva classe e tem 139 metros de comprimento por 16,7 de boca e uma arqueação bruta de 4.900 toneladas, podendo atingir a velocidade de 29 nós. A sua guarnição é constituída por 212 elementos, 23 dos quais pertencem à classe de oficiais e 19 englobam a equipa de voo dos dois helicópteros 'Sea Lynx Mk 88 A'.



Já a 'F208' pertence à classe de fragatas 'Bremen' e mede 130,5 metros de comprimento por 14,6 de boca. Tem uma arqueação bruta de 3.680 toneladas e atinge a velocidadse de 30 nós. A sua guarnição, é constituída por 208 elementos, dois quais 23 são oficiais. Este navio dispõe igualmente de dois helicópteros modelo 'Sea Lynx Mk 88 A'.






Já o navio logístico de apoio a combate 'A 1412 Frankfurt AM Main', da classe 'Berlin', mede 174 metros de comprimento por 24 m de boca. Tem uma arqueação bruta de 18.000 toneladas e uma guarnição de 159 elementos. Está equipado com dois helicópteros 'Sea King'.




DN Madeira

(Fotos Via Blog Segio@Cruises)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos