sábado, 17 de abril de 2010

África do Sul traz 60 mil euros em ajudas






Data: 17-04-2010

Um grupo de emigrantes madeirenses, residentes nas províncias sul africanas do North West e Free State, sob a batuta de José Achadinha e João Salvador Rodrigues juntamente com outros 16 membros da comunidade madeirense constituíram um grupo para angariar fundos para auxílio aos seus conterrâneos mais afectados pela intempérie de 20 de Fevereiro que assolou a sua terra.

Enquanto algumas pessoas, na África do Sul, se diluíam em lágrimas perante as imagens televisivas, estes 18 membros optaram por subdividir o grupo formando duas equipas de cinco e uma de três e, fizeram uma abordagem 'porta a porta'. A colecta de fundos chegou aos 545 mil randes e receberam depois montante que atingiram os 600 mil randes, o equivalente a cerca de 60 mil euros.

No segundo domingo de Março, foi celebrada uma missa campal seguida de almoço servido no Clube Português do Noroeste, em Klerksdorp. Os donativos excederam todas as expectativas. Desde Klerksdorp até ao Kwazulu a solidariedade demonstrada não foi palavra vã. A afluência de pessoas com o intuito de ajudar fez com que membros da comunidade madeirense ali comparecessem, vindos de mais de 35 localidades, algumas muito longe.

Estes homens e mulheres de que a Madeira se deve orgulhar - " não só em tempo de eleições" - , sacrificaram os seus negócios onde um montante de mais de cerca de 200 dias de trabalho, em prol da causa da Madeira.

O dinheiro apurado inicialmente está destinado à Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ABRAVA ) Cáritas e Cruz Vermelha Portuguesa.

José Achadinha disse ao DIÁRIO que esta colecta de fundos terá continuidade, " não morre aqui . Só muito dificilmente se apagará das nossas memórias algo tão impressionante e triste e a mágoa que fica para sempre desta tragédia".

João Salvador Rodrigues, disse que "era impossível ficar insensível a uma tragédia destas. As imagens que vi trouxeram-me as lágrimas aos olhos acompanhada de uma grande tristeza e incredulidade pelo que se passava na nossa terra. Aqueles cenários ficarão para sempre gravados na minha memória ", disse-nos.

Numa colecta de fundos realizada igreja de Santo António dos Portugueses, em Mayfair, no passado domingo numa organização de Adelino Gouveia, que foi secundada pelo Clube Sport Marítimo de Joanesburgo, "Gift of Givers" Casa da Madeira e Madeira Golfe e que contou com a presença de paroquianos que fizeram uma dádiva que atingiu os 24.741.00 randes.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos