quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novo avião da SATA começou com atrasos

Vários passageiros foram afectados nas ligações aéreas com o Porto Santo





O novo avião nas ligações entre a Madeira e o Porto Santo começou a operação com alguns voos em atraso entre as duas ilhas. O voo que deveria ter rumado à “ilha dourada” às 8h00, acabou por descolar do Aeroporto Internacional da Madeira já bem perto das 14h00. O mesmo aconteceu na segunda viagem com igual destino, tendo registado um atraso superior a duas horas. O que estava previsto para sair do Funchal às 18h40 já saiu apenas com 10 minutos de atraso.


A companhia aérea SATA mudou ontem o avião que faz a linha Madeira — Porto Santo, passando a operar com um dos novos aparelhos da sua frota, um Bombardier Dash Q200. O primeiro dia de actividade do aparelho ficou, no entanto, marcada por alguns atrasos, o que causou vários transtornos aos passageiros.
De acordo com as informações que nos foram facultadas, o voo de estreia, que estava programado para sair às 8h00 do Funchal, acabou por sair já bem perto das 14h00 rumo ao Porto Santo, uma situação que deixou insatisfeitos vários passageiros que pretendiam voar até à “ilha dourada”, mas que também provocou incómodo naqueles que se encontravam no Porto Santo e que pretendiam vir para a Madeira.
Conforme nos foi referido, o segundo voo, que deveria realizar-se por volta das 14h40, acabou também por sair com mais de duas horas de atraso. Apenas o voo das 18h40 registou um ligeiro atraso, isto se atendermos a que, de acordo com a informação aeroportuária, o avião descolou cerca de 10 minutos depois da hora prevista.
A mesma situação ocorreu nos voos do Porto Santo para a Madeira. De acordo com a informação constante no site da ANAM, o avião da SATA, que deveria deixar a “ilha dourada” às 8h40 saíu às 14h36, o das 15h20 descolou às 17h35. Porém, o que estava previsto para as 19h20 saiu dentro do horário previsto, uma vez que a descolagem terá ocorrido pelas 19h23.
Embora nos tenham referido que as razões para estes atrasos tenham ficado a dever-se a questões de certificação técnica, que se prendem com o novo aparelho e que precisavam de ser “afinadas”, não nos foi possível, porém, obter a confirmação por parte da companhia açoriana.


Nova aeronave oferece maior capacidade de carga

Recorde-se que o novo avião, segundo a companhia, é muito versátil, oferece uma maior capacidade de carga que a anterior aeronave utilizada pela SATA nas ligações entre a Madeira e o Porto Santo, sendo considerado, também por isso, o aparelho mais recomendado para uma linha com as características que esta apresenta.
É também de referir que o novo aparelho está também integrado num processo de renovação da frota que a companhia açoriana está a operar, substituindo um total de seis aeronaves, precisamente, um “Dornier” e cinco “ATP”.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos