quarta-feira, 7 de abril de 2010

Festa da Flor garante hóteis cheios

A Festa da Flor é um cartaz turístico que já ganhou grande notoriedade no exterior e leva milhares de turistas a visitar a ilha da Madeira




Segundo a auscultação que o JM efectuou ontem junto de alguns hoteleiros e directores de hotéis da Região, a Festa da Flor, que terá lugar de 15 a 18 de Abril, é um dos eventos que mais turistas traz à ilha da Madeira, logo atrás do Fim do Ano. De tal modo que pudemos constatar que muitas unidades hoteleiras, especialmente na cidade do Funchal, vão ter uma ocupação de 100% ou muito próximo desse valor nesse fim-de-semana. Todos consideram ser uma oportunidade para apagar as imagens do temporal de 20 de Fevereiro.



A Festa da Flor é o próximo evento do cartaz de festividades da Madeira, que realiza-se no fim-de-semana de 15 a 18 de Abril, e que este ano assume uma importância ainda mais relevante, isto face ao temporal do passado dia 20 de Fevereiro, de tal modo que a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, realçou que será “o grande momento e a grande festa da celebração da vida e da recuperação do povo madeirense”.
Assim, celebrando a Primavera e o exuberante florescer típico da época, uma vez mais a cidade do Funchal será palco de um sumptuoso espectáculo, tanto a nível visual como do olfacto. A Festa da Flor, que este ano é subordinada ao tema “ Terra”, associando-se, assim, às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade.
O “Mercado das Flores”, o “Muro da Esperança”, a 55.ª Exposição Regional da Flor e o ponto alto do cartaz, o Cortejo, marcado para o dia 18, com a participação de um milhar de figurantes, irão certamente cativar as atenções dos milhares de turistas que são esperados naquele período.
A propósito do impacto que este evento tem junto da hotelaria madeirense, ouvimos ontem vários hoteleiros e directores de hotéis, que nos transmitiram, no geral, uma reacção muito positiva sobre a contribuição da Festa da Flor para a economia da Região e das unidades hoteleiras em particular.


Segundo cartaz turístico da Madeira
De acordo com o director do Hotel Tivoli Madeira, João Sanches, a importância da Festa da Flor para a hotelaria madeirense “é bastante grande”, pois, acentua, “é o segundo cartaz com maior importância na ilha da Madeira, logo a seguir ao Fim do Ano”.
Destaca mesmo que “devido aos acontecimentos do dia 20 de Fevereiro esta Festa da Flor traz ainda mais importância, até por toda a campanha que se fez”.
No que se refere à taxa de ocupação do Tivoli Madeira, o director deste hotel realça que este “estará cheio, com apenas meia dúzia de quartos disponíveis para os últimos pedidos, com uma ocupação que ronda os 95% para os três dias da Festa da Flor”.
Neste âmbito, lamentou mesmo que a Festa da Flor “não tenha sido este ano prolongada um pouco mais”, lembrando que “há muito mais Madeira após a Festa da Flor”. João Sanches considera, por isso, necessário prosseguir na promoção do destino, destacando, nomeadamente, a importância de outro evento que tem ganho clientela, que é o Festival do Atlântico, em Junho, “e que é preciso não esquecer”.
Segundo o director da Quintinha de São João, no Funchal, a Festa da Flor “é um evento consolidado, que permite que o destino apareça lá fora com visibilidade, pelo que é de grande importância”.
André Barreto destaca mesmo que já há uma clientela que “procura visitar a Madeira durante a Festa da Flor, muitas das quais já aqui tinham estado, além de outras que ficam com muita curiosidade e visitam a Região por causa deste evento”.
Salienta mesmo que, segundo dados de 2007, a Festa da Flor “trouxe mais gente à Madeira que o Fim do Ano”, acrescentado que o período da Páscoa mais o evento da Festa da Flor “permite manter uma boa taxa de ocupação” que, realçou, no caso da Quintinha de São João é próxima dos 90%.


Festa da Flor pode apagar imagem do temporal

Por seu lado, o director do Hotel Porto Santa Maria, no Funchal, também acentuou a importância da Festa da Flor para a hotelaria madeirense, considerando “que logo a seguir ao Fim do Ano este é o evento mais marcante em termos turísticos da imagem que passa lá para a fora da Madeira”.
Assim, Virgílo Silva realça a importância deste cartaz turístico no que se refere à captação do interesse dos turistas em visitar a Região, sublinhando mesmo que “este evento já se vende por si”.
Neste âmbito, considera que “é necessário promover muito a Madeira noutras alturas”, salientando mesmo a importância da promoção da Região durante a Festa da Flor que, diz, “será o evento que irá permitir apagar um pouco aquela imagem recente resultante do temporal de 20 de Fevereiro, permitindo restaurar a imagem da Madeira”.
Apesar de reconhecer que o Porto Santa Maria irá “estar cheio” durante o período da Festa da Flor, adiantou que “não se verifica a situação de overbooking” de outros anos.
Também Sérgio Costa, responsável pela direcção dos hotéis Four Views Monumental, Four Views Baía, no Funchal, e Four Views Oasis, no Caniço, sublinha a importância da Festa da Flor, sobretudo após os acontecimentos do passado dia 20 de Fevereiro.
Neste âmbito lamenta que “não tenha havido um esforço concertado em passar para a comunicação social internacional” a imagem da recuperação da Madeira, realçando que “só em cancelamento de estadias o grupo Four Views perdeu à volta de 600 mil euros, sem contabilizar as reservas que estão a menos de metade do ano passado”.
“Esperemos que a Festa da Flor seja o evento que venha dar a volta a tudo isto”, acentuou, destacando ser um “cartaz turístico fantástico que tem dado a conhecer a Madeira a nível internacional e um dos eventos mais importantes que temos em termos turísticos”.
Todavia, considera que as consequências positivas do evento para a recuperação da imagem da Madeira “já vêm um pouco tarde, especialmente para o mercado externo”.
No entanto, o director dos hotéis Four Views acredita que o mercado nacional e o mercado espanhol poderão compesar algumas das perdas de clientes no mercado externo, “especialmente em Julho e em Agosto”.
Neste âmbito, volta a sublinhar que “tem de ser feita uma campanha de informação e promoção muito bem feita no mercado internacional, sobretudo junto dos tradicionais, Alemanha e Inglaterra especialmente, para as pessoas saberem que as coisas estão normais”.
Quanto à taxa de ocupação dos três hotéis do grupo durante a Festa da Flor, Sérgio Costa adiantou que será de 100%, adiantando mesmo “haver algumas situações de overbooking”.


Programa da Festa da Flor
Flores vão embelezar o Funchal


De acordo com o programa da Festa da Flor, ao qual o JM teve acesso, as placas centrais da baixa citadina (Avenida Arriaga e Largo do Chafariz) estarão, novamente, "vestidas" com tapetes de flores, quadros de rara beleza que todos os anos atraem o olhar de milhares de pessoas.
Este ano haverá o "Mercado das Flores", a inaugurar no dia 15, pelas 17h30, na placa central da Avenida Arriaga (frente ao edifício da Secretaria Regional do Turismo e Transportes), que receberá esculturas de flores em tamanho natural.
O "Muro da Esperança", a realizar-se no dia 17, é um dos acontecimentos mais relevantes desta festa, envolvendo milhares de crianças. Cada uma delas leva uma flor que depois será colocada na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal do Funchal.
Porém, o ponto alto deste cartaz da Secretaria Regional do Turismo e Transportes é o cortejo, marcado para o dia 18 (domingo), às 16h00, em que vários grupos, vestidos a rigor e com carros alegóricos, desfilarão pelas artérias centrais da urbe. A criatividade dos criadores é uma das tónicas presente no corso, onde as flores embelezam as ruas da capital madeirense.
De salientar também a 55.ª Exposição Regional da Flor, no Largo da Restauração, um evento organizado em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.


Junto do mercado nacional
Campanhas promovem Festa da Flor


Face aos trágicos acontecimentos do passado dia 20 de Fevereiro, resultantes da intempérie que atingiu a Madeira, foram várias as iniciativas anunciadas por várias entidades ligadas ao sector do turismo e do transporte para apoiar a Região, sobretudo no mercado nacional, no sentido de mostrar aos turistas que o destino já recuperou do temporal, isto aproveitando a realização da Festa da Flor.
Assim, a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo lançou uma campanha publicitária dirigida ao mercado interno, que tem como marco a Festa da Flor, abrangendo os agentes de viagens e os órgãos ou sites generalistas para os consumidores finais.
Por outro lado, a TAP lançou uma campanha que irá permitir que entre 12 de Abril e 31 de Maio as crianças possam viajar sem pagar entre o Continente e a Madeira. Assim, as famílias poderão visitar a Madeira durante a Festa da Flor, durante o mês de Abril e durante o mês de Maio, sem que os filhos mais pequenos tenham de pagar uma passagem.
O presidente e CEO da euroAtlantic Airways, Tomáz Metello, anunciou também que a companhia através da marca do seu distribuidor para destinos nacionais, terraMinha, decidiu lançar um voo charter especial com características de solidariedade para a “Festa da Flor”.



Jornal da Madeira

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