quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais resíduos exportados

Sociedade Ponto Verde registou perto de 15 mil toneladas no ano passado





A Região enviou, no ano passado, 14.987 toneladas de resíduos à Sociedade Ponto Verde para reciclagem e valorização, o que se traduz num aumento na ordem dos 12%, que foi o crescimento verificado a nível nacional em 2009. O director regional do Ambiente diz que os números revelam que o esforço dos cidadãos tem sido satisfatório.

De acordo com a Sociedade Ponto Verde, em 2009, a Região mandou para o continente 14.987 toneladas de resíduos para reciclagem ou valorização. Um valor que, segundo a referida empresa, é superior ao registado em 2008 em cerca de 12%, sendo este o aumento verificado a nível nacional.
Os dados da Sociedade Ponto Verde revelam que o vidro continua a representar a maior fatia de resíduos enviados para reciclagem, com 6.708 toneladas, seguindo-se o papel, com 6.512 toneladas, o plástico com 1.092 toneladas e metal com 518 toneladas.
De realçar, no entanto, que em termos de volume, o número de contentores com papel enviados para reciclagem continua a ser superior ao dos restantes resíduos, um dado que resulta das características deste material, que é muito mais leve que os demais enviados para exportação.
O director regional do Ambiente, contactado pelo JORNAL da MADEIRA, confirma que, nos últimos três anos, precisamente, 2007, 2008 e 2009, «tem havido uma subida na percentagem de resíduos separados e enviados para a Sociedade Ponto Verde».
Embora admita que o valor total da produção anual de resíduos na Região possa ter diminuído em 2009, a verdade é que, segundo João Correia, a percentagem de resíduos retomados pela Sociedade Ponto Verde, para reciclagem ou valorização, é superior. Tal como afirmou, isso indica que «o esforço feito pelos cidadãos para a recolha selectiva tem-se mantido bastante satisfatório».
Um outro dado a ter em conta, segundo João Correia, e que decorre também de uma maior sensibilidade por parte dos cidadãos para as questões ambientais, será a reutilização de embalagens, um dos vértices da política dos três “r”, precisamente, reduzir, reutilizar e reciclar.
É ainda de referir que, durante o ano de 2009, a Sociedade Ponto Verde assegurou, em todo o território nacional, a retoma de 600 mil toneladas de resíduos de embalagens, representando um aumento de mais 12% relativamente a 2008. Uma evolução que acompanha a tendência de crescimento verificada desde o início de actividade da entidade gestora responsável em Portugal pelo correcto encaminhamento para reciclagem das embalagens usadas


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos