sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vulcão islandês afecta tráfego aéreo na Madeira




Data: 16-04-2010

Até ao fim da tarde de ontem tinham sido cancelados cinco escalas no Aeroporto da Madeira, o que poderá ter consequências na ocupação hoteleira regional, já que representam, no mínimo, cerca de 600 passageiros que acabaram por não chegar à ilha, em quatro voos oriundos do Reino Unido. Uma consequência dos distúrbios causados ao tráfego aéreo na Europa do Norte pelas nuvens de cinzas provocadas pela erupção, quarta-feira de manhã, de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no sul da Islândia.

O quinto voo cancelado era da Binter Canarias e oriundo de Las Palmas de Grã Canaria, e foi retirado da escala, supostamente devido às condições metereológicas adversas que se faziam sentir no nosso aeroporto, que provocou alguns atrasos e até a ida de um avião alemão da Condor para o Porto Santo, onde aguardou melhoria do tempo. Três dos cinco voos cancelados eram operados pela Easyjet (Londres/Stansted, Londres/Gatwick e Bristol) e outro pela TAP para Londres/Gatwick. Este voo começaria na Madeira, pela manhã, e perante as restrições de tráfego, nem chegou a partir da nossa ilha. As duas companhias instalaram os passageiros impedidos de seguir viagem em hotéis locais. Aguardam-se notícias no dia de hoje. A TAP poderá restabelecer a normalidade encaminhando os passageiros via Lisboa ou Porto, logo que os aeroportos londrinos reabram.

Quanto à Easyjet aguarda-se uma solução para hoje, já que caso a nuvem de cinzas não mude de posição, o problema manter-se-á para aquela companhia, que só poderá reprogramar viagens ou voos após a reposição das condições operacionais no espaço aéreo europeu.

Até ao princípio da noite tinham aterrado na Madeira dois voos oriundos de países afectados pelas nuvens de pó do vulcão: um avião da Bulgaria Air chegou de Taline (Estónia) e outro da Transavia também chegou de Amesterdão (Holanda), que depois retomaram viagem para esses aeroportos.

As consequências da erupção do vulcão no sul da Islândia no tráfego aéreo, muito pouco comum, poderão ter repercussões muito fortes no tráfego aéreo, já que arrastarão em efeito dominó, uma série de anormalidades em aeroportos europeus e consequentes privação de transporte para milhares de passageiros. A Madeira, embora em menor dimensão, acaba por ser afectada numa ocasião de maior procura turística.

Para hoje estão previstos três voos oriundos de zonas de risco: Bruxelas (Thomas Cook), Helsínquia (Bulgaria Air) e Londres/Gatwick (Thomson Airlines). Com origem na Madeira há igualmente dois voos para zonas afectadas pela nuvem de cinzas. A TAP tem marcada uma partida para Londres/Gatwick e a SATA Internacional tem no horário um voo para Estocolmo (Suécia). Potencialmente são cinco voos em risco de não serem operados hoje, se se mantiverem os condicionamentos do dia de ontem.

Quanto ao mau tempo que teima em não deixar a nossa ilha, há previsão de algumas situações de vento fora dos índices aconselhados para uma operação normal no Aeroporto da Madeira, que se manterá até sábado. Contudo, há previsão de abertas suficientes para a regularização de eventuais atrasos provocados pelo mau tempo.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos