sábado, 10 de abril de 2010

Estudante quer pessoas a florir o Funchal

Durante a Festa da Flor a realizar entre os próximos dias 15 e 18 ´







A secretária regional do Turismo e Transportes gostava que os madeirenses, e particularmente os residentes na cidade do Funchal, estejam sensíveis para engrandecer ainda mais a Festa da Flor. Conceição Estudante quer que a capital da ilha se apresente vestida de flores. Muitas, muitas flores, além das que normalmente estão na cidade e em maior quantidade durante as festividades.
A governante, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação da Festa da Flor que se vai realizar na Madeira entre os próximos dias 15 e 18 de Abril, sublinhou que muitos pequenos contributos, em actos como uma flor na lapela, a decoração de varandas e nas montras, resultarão num grande contributo.
Aproveitando a presença dos jornalistas, procurou sensibilizar os madeirenses para a necessidade de mais este gesto de solidariedade, que se junta ao que fizeram depois do mau tempo do dia 20 de Fevereiro último. Na prática, será o complemento do primeiro e irá ao encontro da pretensão do Governo em marcar o que diz ser o relançamento do destino Madeira, que se manteve de pé, mas que necessitou de algumas afinações para ultrapassar contratempos.
Agora, a governante deixa bem claro que a Madeira quer atenuar a imagem e mostrar a total operacionalidade do destino turístico.
Além do convite às “flores pela cidade”, a secretária regional não quis deixar de lançar um outro repto para que as pessoas não estragem o Muro da Esperança, depois da cerimónia, nem os carros alegóricos, depois do cortejo, tal como acontece nos anos anteriores. A ideia é deixar a cidade mais florida do que nunca.
Em relação à edição deste ano da Festa da Flor propriamente dita, não quis deixar de acentuar o carácter simbólico que representa para a Madeira. Isto porque, além do cartaz turístico que é (traduzido nas previsões de ocupação hoteleira de 83%, semelhantes às de 2009) vai assinalar a recuperação e a afirmação dos madeirenses perante si próprios e perante o mundo como o exemplo de tenacidade e capacidade de reconstrução.
Não obstante, não quis deixar de vincar que desde a primeira hora o Turismo da Madeira procurou contrariar as imagens negativas que os media empolavam e que surgiam ao mundo como o todo de uma parte. Neste domínio, além do trabalho interno, recordou a coesão existente no sector em torno da atitude e da mensagem, a qual gostava de ver continuada.
A Festa da Flor de 2010 começa na próxima quinta-feira com a exposição “Seiva Azul” no espaço Infoarte da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, com os tapetes de flores, com a abertura da 55ª exposição da Flor e com a animação da baixa citadina que contará com cinco grupos folclóricos.
No sábado será a cerimónia do Muro da Esperança, com 1.350 pessoas, e, no domingo, haverá o momento alto da festa com o Cortejo alegórico, com 1.300 pessoas, distribuídas por nove grupos, aos quais se juntarão um grupo de crianças que irão abri-lo.
Conceição Estudante refere que além do investimento da secretaria regional de 310 mil euros na Festa da Flor “há um grande investimento de vontades”.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos