sexta-feira, 9 de abril de 2010

Empreendedores premiados

Projecto da AJEM e Banif recebeu 41 candidaturas, 12 foram finalistas e três premiados
Data: 09-04-2010



Foram distinguidos ontem os três projectos vencedores do 'Prémio de Empreendedorismo AJEM 2009', promovido pela Associação de Jovens Empresários Madeirenses e o Banif, escolhidos entre 41 candidatos de sete dos 11 concelhos.

A cerimónia, que decorreu na sede do Banif à Rua João Tavira, no Funchal, foi o culminar de um projecto que teve o seu início a 17 de Abril de 2009, cujo objectivo é "homenagear e premiar o esforço individual dos empreendedores com relevância e impacto significativo para a economia regional", salientaram os organizadores do evento.

Na sessão, tomou a palavra o presidente da AJEM, Jaime Filipe Ramos, que salientou a importância destas iniciativas na perspectiva do rejuvenescimento do tecido empresarial regional e na mudança do paradigma de desenvolvimento da Região, alavancadas por uma iniciativa e por um rol de apoios sem par no universo regional. Deixou a nota de que a edição de 2010, dado o sucesso desta iniciativa (quatro vezes mais que o esperado) vai ser realidade.

Também o director executivo do Banif na Madeira, Oliveira Rolo, garantiu que dada a iniciativa de responsabilidade social da empresa, esta não se quis alhear de promover o investimento na Região, potenciando o surgimento de novos empresários e projectos empresariais. Assegurou que, apesar dos prémios se limitarem aos três primeiros classificados, a totalidade dos concorrentes poderão dirigir-se ao Banif no sentido do desenvolvimento do seu projecto empresarial.

Depois de ultrapassarem a primeira etapa do projecto, que compreendia apresentar uma ideia de negócio, foram seleccionadas excepcionalmente as 12 melhores, dada a qualidade das ideias, que tiveram assim acesso a uma acção de formação de 120 horas em Empreendedorismo e Criação de Empresas. No final, apresentaram um dossier completo do, agora, projecto a um júri de cinco elementos das entidades patrocinadoras, bem como a UMa, o CEIM e o IDE.

Na cerimónia, o presidente do júri, Miguel Tropa salientou a qualidade dos projectos levados a concurso e a capacidade de implantação destes no mercado regional, avançando ainda que um dos objectivos para a iniciativa de 2010 é alargar a abrangência do mesmo, sendo capaz de apoiar projectos noutros concelhos que não participaram.

Dos projectos iniciais, o Funchal tinha 25, Santa Cruz com 5, Ponta do Sol (3), São Vicente (3), Calheta (2), Câmara de Lobos (2) e Ribeira Brava (1). Santana, Porto Moniz, Machico e Porto Santo não tiveram nenhum.

O 1º prémio foi para a 'Escola Pop/Rock' de Hector Teixeira, o 2º para o 'Centro Diabético da Concórdia' de Ana Lourenço Sargo e o 3º ao 'Regressos' de Idalino Rodrigues.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos