domingo, 4 de abril de 2010

Estabilização do talude da Ponta do Sol avança

Obra está orçada em meio milhão de euros e prevê um prazo de execução de oito meses
Data: 04-04-2010




Depois da Páscoa vão finalmente iniciar-se os trabalhos de estabilização do talude Leste sobranceiro à Vila da Ponta do Sol, uma obra que já estava prevista desde 2008 e havia sido adjudicada o ano passado. Orçada em cerca de meio milhão de euros, a execução destes trabalhos poderão prolongar-se até ao início do próximo ano, visto que o prazo da empreitada é de oito meses, mas o presidente da autarquia ponta-solense está convicto que até ao Verão os trabalhos previstos possam já estar concluídos, atenuando assim as condicionantes que se perspectivam para os próximos meses.

De resto, a execução desta obra implica a adopção de medidas restritivas na área de influência dos trabalhos, nomeadamente no que concerne às unidades hoteleiras ali existentes, obrigando igualmente à interdição da circulação rodoviária na estrada de acesso à marginal, que temporariamente e a título excepcional, deverá processar-se pelo arruamento existente no interior da Vila.

"O arranque das obras está previsto acontecer até meados de Abril", confirmou Rui Marques, que assegura que os trabalhos decorrerão "o mais rápido possível". "Vamos aproveitar este período da Primavera para efectuar os trabalhos mais pesados, que deverão decorrer durante um mês, o mais tardar até um mês e meio", preconiza o presidente da Câmara, desejoso de ver concluída, até final de Maio, princípio de Junho, a fase de maior perturbação que esta intervenção implica. "Seguem-se os trabalhos mais leves" para "consolidação do talude" que deverá incidir na colocação de pregagens e/ou malha metálica. Nada que impeça o autarca de 'sonhar' com a celeridade da obra. "Espero que no Verão já estejam concluídos os trabalhos", apontou.

Hotéis e estrada condicionados

Esta obra terá contudo efeitos colaterais, sobretudo decorrentes da desmatação e limpeza da escarpa porque "implica a demolição de algumas rochas que estão mais salientes e que terão que cair". As unidades turísticas Quinta da Rochinha (no cimo do talude) e o Hotel Baía do Sol (junto à marginal) já foram avisadas pela autarquia. "Serão um pouco condicionadas pela execução dos trabalhos, assegurando porém e "dentro do possível, tentar minimizar o impacto dos trabalhos nestas duas unidades hoteleiras". Mas esclarece que "há trabalhos que terão de ser feitos e que implicam algumas medidas de prevenção", avisou.

Perspectiva-se também o encerramento da estrada de acesso à frente mar. "A concretizar-se essa interdição, vamos provisoriamente permitir a circulação do trânsito pelo interior da Vila, de forma alternada", garantiu.

De resto Rui Marques reforça a importância destes trabalhos de estabilização do perigoso talude, até porque "há muito tempo que ameaça ruir", relembrando que já por diversas vezes ali se verificou "a queda de algumas pedras", concluiu.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos