domingo, 18 de abril de 2010

Uma flor em nome da recuperação da Madeira

Centenas de crianças pediram um desejo quase unânime, no muro da esperança
Data: 18-04-2010



"Na minha opinião, é para ajudar a Festa da Flor e para significar a esperança que temos para o futuro da Madeira, após o temporal". Depois de ter colocado uma flor no Muro da Esperança, Madalena, de 9 anos, traduziu numa frase todo o significado do gesto que havia feito há minutos. Ontem de manhã, e como já manda a tradição, centenas de crianças depositaram um desejo em forma de flor, no Largo do Município, perante o olhar atento de milhares de pessoas, de entre as quais muitos turistas.

Aos poucos, o muro foi ganhando cor, com gerberas, estrelícias, cravos, rosas, orquídeas, jarros e açucenas. À medida que os mais pequenos iam passando, o muro transformava-se numa paleta da cores, pintalgada de diferentes desejos. Contudo, muitos coincidiram na vontade de uma rápida recuperação da Madeira, face ao que aconteceu a 20 de Fevereiro. No local, a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, congratulou-se pela trégua dada pelo tempo, que permitiu a forte adesão das escolas e dos visitantes a esta iniciativa.

Na ocasião, a governante confirmou que a Madeira saiu afectada com o cancelamento de voos provenientes de diversos países, devido ao vulcão na Islândia. "Espero que os danos sejam mínimos porque também é verdade que muitos turistas que iam sair acabaram por ficar na Região, de alguma maneira compensando as camas vagas que ficaram", disse, referindo que, de qualquer forma, não se trata de uma "situação agradável para ninguém".

"Vamos esperar que, apesar do que tem acontecido no norte da Europa, o sul tenha correspondido e temos a certeza de que a resposta do mercado português foi positiva", rematou.

Aguaceiros fracos em dia de cortejo da flor

Períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e vento moderado, do quadrante oeste, rodando para sul no fim do dia são as previsões do Instituto de Meteorologia para hoje, dia em que sai às ruas o Cortejo Alegórico da Flor.

Pelas 16 horas, dez grupos percorrerão as artérias mais importantes da baixa funchalense.

A par do desfile, entre as 10 e as 15 horas, haverá animação na cidade, a cargo do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha e do Grupo Folclórico Monte Verde.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos