terça-feira, 6 de abril de 2010

Festival de Cinema 2010 apoiado com cem mil euros

A edição de 2011 terá mais verbas, pois a Câmara do Funchal e Turismo juntam apoios
Data: 06-04-2010



Cem mil euros foi o valor de apoios financeiros recebidos pela Plano XXI para a realização do 'V Festival Internacional de Cinema do Funchal' (FICF), que começa no próximo sábado e decorre até ao dia 17 de Abril, com dez filmes internacionais a concurso na secção principal. A estes juntam-se também em competição dez curtas-metragens estrangeiras e oito 'curtas' regionais.

Fora da corrida aos prémios, o FICF apresenta uma série de filmes de animação no 'Animarte' e um leque de outras longas-metragens na secção 'Panorama', para actualizar o público madeirense relativamente às estreias que já aconteceram no país e que não chegaram à Região.



O FICF abre no sábado pelas 21 horas com um concerto com músicas de filmes, no Teatro Baltazar Dias. O espectáculo antecede a exibição da primeira longa-metragem, 'Precious', um drama intenso que valeu a nomeação para Oscar na categoria de melhor actriz, melhor filme, melhor realização, melhor edição, melhor actriz secundária e melhor argumento adaptado, tendo vencido nas últimas duas categorias.

'Un Prophète', de Jacques Audiard, e 'O Laço Branco', de Michael Haneke' são segundo o director do Fgestival outros dois filmes imperdíveis, nesta mesma categoria. 'Ruas da Amargura', enquadrado no Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social é um filme de Rui Simões que estará cá para debater o filme depois da sessão. No mesmo âmbito, também 'The End of The Line', enquadrado no Ano Europeu da Biodiversidade, em jeito de documentário aborda a pesca excessiva. A produtora Claire Lewis aborda a obra. Este ano, o FICF conta com 45 convidados.

"Este festival é o exemplo de como se consegue realizar um evento internacional com um reduzidíssimo orçamento, trazendo inclusivamente personalidades de relevância internacional, como será este ano a Geraldine Chaplin e o Terry Jones", salientou Miguel Albuquerque, ontem, na apresentação oficial. Para o presidente da Câmara do Funchal, que desde a primeira hora apoiou o projecto, o FICF é um "aposta ganha no presente e no futuro". A partir de 2011, o evento vai contar o apoio maior da Secretaria Regional de Turismo e Transportes, que passa a integrar o Festival Internacional no seu calendário de eventos. Para o autarca, a entrada é bem vinda, até porque defende que não se trata de um projecto da Câmara ou da Secretaria, mas de um projecto da Região que interessa à economia e cultura madeirenses: "Isto aqui não é uma questão de protagonismos, é uma questão de juntarmos esforços no sentido de transformarmos este Festival de Cinema em algo que constitua um polo de atracção turística e uma projecção da Região em termos culturais".

Da parte de Miguel Albuquerque ficou o compromisso de manter os apoios. A ideia, explicou, é mesmo ir progressivamente conjugando esforços no sentido de aumentar o orçamento. Depois, acrescentou, é preciso apurar o retorno em termos culturais e em termos de multiplicadores económicos, para saber se o investimento corresponde às expectativas e se traz benefícios.

A edição de 2010 fecha dia 17, no Centro de Congressos, com um concerto pela Orquestra Clássica da Madeira e Hugo Olim, depois da entrega dos prémios.

Os bilhetes para esta edição custam três euros. Há cem pacotes de dez, por vinte euros.

Filmes para ver

Secção Oficial Competitiva




A Thousand Oceans - Luki Frieden
About Elly - Asghar Farhadi
Better Things - Duane Hopkins
Dirty Mind - Pieter van Hees
I Believe in Angels - Nikša Svilicic
Jernanger - Pål Jackman
Operation Danube - Jacek Glomb
Small Crime - Christos Georgiou
Peaceful Times - Neele Leana Vollmar
Autumn - Özcan Alper
Curtas em Competição
Socarrat - David Moreno
A Audição Francisco Campos E Henrique Bagulho
Porque Hay Cosas Que Nunca Se Olvidan - Lucas Figueroa
Elephants - Sally Pierce
El Encargado - Sergio Barrejon
Street Feelings - Kristoffer Rus
The Boleia - Ricardo Almeida
Pataya is a Paradise - Paki Perna
Big City - Rafael Deugenio
Grandma Has Gone - Tomasz Jurkiewicz
Panorama Internacional
Ruas da Amargura - Rui Simões
The End of the Line - Rupert Murray
Welcome - Philippe Lioret
Um Profeta - Jacques Audiard
Almoço de 15 de Agosto - Gianni Di Gregorio
O Laço Branco - Michael Haneke
A Vida de Brian - Terry Jones.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos