sábado, 3 de abril de 2010

Sócrates assiste à Festa da Flor e fica para reuniões na segunda





José Sócrates já assegurou a sua presença na Festa da Flor, no próximo dia 18 de Abril. Antes, de manhã, vai estar nos Açores no congresso dos socialistas locais, seguindo depois de avião para a Madeira para assistir ao grande Cortejo. Depois, fica na Madeira até segunda-feira, para manter reuniões com o Governo Regional.



O primeiro-ministro português já confirmou que vai estar presente na Madeira para assistir ao cortejo da Festa da Flor, agendado para o próximo dia 18 de Abril. Segundo o JM conseguiu apurar, José Sócrates estará na manhã desse dia nos Açores, onde participa no Congresso do Partido Socialista dos Açores, sendo que viaja logo depois para a Madeira, onde assiste na parte da tarde ao Cortejo.
Fontes por nós contactadas informaram-nos ainda que, José Sócrates ficará ainda na Região até segunda-feira, para reuniões de trabalho com o Governo Regional, no âmbito do processo de negociações encetado entre os dois Governos, depois do temporal de 20 de Fevereiro último.
Recorde-se que logo que foram retomados os trabalhos de recuperação, o Governo Regional anunciou que a próxima edição da Festa da Flor seria transformada no "momento de celebração da recuperação da cidade do Funchal".
«Em Abril, vamos fazer da Festa da Flor da Madeira o grande momento de celebração da recuperação da cidade e do Funchal com a colaboração de todos os hoteleiros, todas as agências de viagens", Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) e Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo», revelou Conceição Estudante depois de uma reunião com todos os parceiros atrás referidos, em Fevereiro.
A deslocação à Região e ao evento de José Sócrates terá ficado acertada no início do mês de Março, aquando da reunião entre governos em São Bento.
A Festa da Flor realiza-se entre 15 e 18 de Abril, subordinada ao tema “ Terra”, associando-se assim, às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade.
Os festejos iniciam-se na quinta-feira, com a abertura do Mercado das Flores, na Placa Central da Avenida Arriaga, a Exposição da Flor, no Largo da Restauração e a construção de tapetes florais ao longo das principais ruas do Funchal.
No sábado, pela manhã, milhares de crianças participam no cortejo infantil, cada uma com uma flor para colocar num mural denominado “Muro da Esperança”, localizado na Praça do Município. A concentração dos mais pequenos acontece na Avenida Arriaga, pelas 9 horas, seguindo em direcção à Avenida Zarco, Rua Câmara Pestana e Praça do Município.A construção do muro termina com uma largada de pombos e um espectáculo infantil.
No domingo, pelas 16 horas, acontece o Cortejo da Flor, um desfile com centenas de figurantes e carros alegóricos que vão atravessar a cidade num cartaz turístico que se espera de grande intensidade para o povo madeirense pois será o marco decisivo para o ponto de partida do renascimento da Madeira após a intempérie de 20 de Fevereiro de 2010.
São nove os grupos participantes no Cortejo Alegórico. O desfile abre com “Terra de Todas as Flores e Cores” de João Egídio Rodrigues, seguindo-se “Ilha das Flores” da Fábrica de Sonhos. A Turma do Funil vai apresentar “A Magia das Flores do Planeta Terra”, enquanto que a Associação Fura Samba traz “SOS Terra”. “Os Frutos da Terra” é o tema escolhido pelos Veteranos da Folia, sendo que Chico & Companhia trazem “O Jardim do Beija-flor”. “Flores para o Mundo” é o que propõe a Escola de Samba Caneca Furada. Por fim, passam “A Nossa Terra Madeira em Flor” da Associação de Animação Geringonça e ainda “Amarílis” de Isabel Borges.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos