quinta-feira, 15 de abril de 2010

PSP tem mais 2 milhões para comprar meios


Jorge Cabrita diz que falta adquirir mais equipamentos, viaturas e fazer obras em esquadras

Data: 15-04-2010





Cerca 2,2 milhões de euros é quanto o Comando Regional da PSP ainda tem para usufruir no âmbito do protocolo existente com o Governo Regional, revelou ontem a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

Em declarações aos jornalistas antes de formalizar a concretização de mais uma parcela do protocolo existente entre o Governo Regional e a PSP, desta feita com a entrega de mais 13 viaturas, Estudante explicou que a execução já ronda os 50 por cento dos 4,5 milhões de euros que foram afectos ao protocolo.

A parcela executada ontem, no valor de 405 mil euros, compreendeu a entrega de 10 carros-patrulha e 3 carrinhas de transporte de agentes da Brigada de Intervenção Rápida (BIR).

Instada a esclarecer que outros meios serão adquiridos para a PSP com os 2,2 milhões de euros ainda disponíveis, que resultam do dinheiro das multas cobradas na Região, a governante explicou que a afectação será feita de acordo com as prioridades que venham a ser estabelecidas pela hierarquia desta força de segurança pública.

Questionado com este propósito, o comandante do Comando Regional da PSP, intendente Jorge Cabrita, observou que o investimento a realizar com estes fundos é "um processo contínuo" que terá de ser delineado entre a Direcção Nacional, o Comando Regional da Madeira e o Governo Regional. "E as prioridades tem a ver com equipamentos, com mais viaturas automóveis e com remodelações que têm de ser feitas em instalações", enumerou depois, após a insistência dos jornalistas em saber quais eram as prioridades da PSP-Madeira.

As carrinhas vão ficar sediadas na Divisão Policial do Funchal, que acolhe a BIR. Já os carros-patrulha serão "distribuídos de acordo com as necessidades de cada uma das divisões", as quais, recorde-se, estão divididas, territorialmente, entre Funchal, Machico e Câmara de Lobos.

Recorde-se que os 10 veículos 'Mitsunishi Lancer Evo X', com data de matrícula de há seis meses, motivou reparos do presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, que se insurgiu contra o facto de os automóveis estarem a 'amarelar' nos 'stands' sem que fosse formalizada a sua entrega, quando a PSP se deparava com meios reduzidos e precisava daqueles meios "como pão para a boca", sobretudo depois dos danos que a frota sofreu com o temporal de 20 Fevereiro.

Na sequência, a Direcção Regional do Património esclareceu que a demora devia-se às "alterações técnicas" e à "realização de testes que permitam aferir a conformidade das características pretendidas".


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos