terça-feira, 13 de abril de 2010

'Apollogracht' no Caniçal

Navio de carga geral holandês descarrega material eléctrico
Data: 13-04-2010



O porto do Caniçal acolhe ao longo do dia de hoje as presenças, no total, de três navios, dois classificados como porta-contentores e um considerado de carga geral.

O primeiro a atracar será navio o porta-contentores espanhol 'OPDR Tenerife' que tem chegada prevista para as 6 horas e que é procedente do porto de Felixtowe, Inglaterra. Agenciado pela Marfrete, este navio, que efectua ligações quinzenais com a Região, após concluir as operações comerciais zarpará com rumo ao porto de Tenerife, nas Canárias.

Uma hora mais tarde, pelas 7 horas, será a vez do, também, porta-contentores 'Monte da Guia' realizar mais uma escala naquele porto a Este do Funchal. Agenciado pela Transinsular, o mesmo tem origem no porto de Lisboa e após concluir a descarga e carga de contentores regressará ao porto da capital portuguesa.

Equipamento para EEM





O terceiro navio previsto para hoje no Caniçal é o 'Apollogracht', que transporta equipamento de grandes dimensões para a nova central eléctrica dos Socorridos. Com efeito, este navio transporta 2 'boilers' (caldeiras) de elevadas dimensões e seis contentores contendo os respectivos acessórios. Como curiosidade, de referir que devido ao tamanho destas caldeiras, as mesmas serão deslocadas do Caniçal para os Socorridos sob escolta, e durante a noite, evitando dessa forma congestionamentos de trânsito na via rápida.

Sobre este navio, de referir que o mesmo navega com pavilhão holandês, foi construído em 1991. Das suas principais dimensões, há a salientar que mede 130 metros de comprimento por 19 de largura. Tem uma arqueação bruta de 12.150 toneladas e navega a uma velocidade máxima de 14,7 nós.

Por fim, de notar o regresso ao Terminal dos Socorridos do navio graneleiro 'Ponta São Lourenço'. Com chegada prevista para as 13h30 de hoje, este navio deverá amarrar às bóias por volta das 14 horas, caso as condições de mar o permitam. É procedente do porto de Mitrena, em Setúbal, onde regressará após concluir as operações de reabastecimento de cimento no auto-silo dos Socorridos.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos