sexta-feira, 16 de abril de 2010

Socorro marítimo com mais tripulantes

SANAS CONCLUIU FORMAÇÃO E ENTREGOU OS DIPLOMAS AOS 15 FORMANDOS.








Data: 16-04-2010


A Associação Madeirense para o Socorro no Mar (SANAS) concluiu no passado fim-de-semana um curso de formação para tripulantes, colmatando dessa forma o número elementos necessários para o governo das suas embarcações salva-vidas. Esta formação englobou os temas mais generalistas relativos ao Salvamento Marítimo, e dotou os formandos dos conhecimentos e técnicas base que lhes permitirão desempenhar as funções de voluntários do SANAS e progredir para formações avançadas.

Com uma duração de aproximadamente cinco meses, contou com um total de 250 horas de formação, e foram abordados temas tão vastos como a meteorologia, o governo de embarcações salva-vidas, as técnicas de salvamento aquático, utilização de equipamento individual, técnicas de socorrismo, sobrevivência no mar, entre outros.

Tal como o DIÁRIO referiu à data do início da formação, inscreveram-se cerca de 60 candidatos, dos quais 20 foram seleccionados, e apenas 15 concluíram a formação com aproveitamento.

Paulo Rosa Gomes, presidente do SANAS Madeira destacou ao DIÁRIO que "é, para nós, um grande sucesso, pois cumprimos com todos os objectivos propostos. Estes homens, agora formados, integrarão a Estação Salva-Vidas de Santa Cruz e servirão de reforço à Estação Salva-Vidas do Funchal. Além disso, proporcionamos as condições para que consigam progredir e ter acesso à formação avançada, que até agora lhes era vedada. Estão munidos das ferramentas para desenvolver uma carreira profissional ou voluntária no âmbito do Socorro no Mar, e acreditamos que tenham muito sucesso".

Sobre a formação, aquele responsável salientou que "o curso está enquadrado no planeamento estratégico da organização, contou com o apoio de todos os colaboradores, directa ou indirectamente, e serviu de diagnóstico à nossa capacidade de organização que, diga-se, está de muito boa saúde. Este curso serviu ainda de evidência do Centro de Salvamento Costeiro como Centro de Formação SANAS para o salvamento marítimo. A estrutura física foi eficaz, e garantiu-nos condições como nunca tivemos, e como há poucas na Europa", concluiu. De referir que o "baptismo" dos diplomas de curso decorreu durante um jantar, onde estiveram presentes, os formandos do curso tripulante Salva-vidas, Luís Viera, o Director de Formação, os elementos da Direcção do SanasMadeira, elementos do Serviço Regional de Protecção Civil e da Autoridade Marítima da Madeira, representadas pelo Sr. Vice-Presidente e o Sr. Patrão Mor, respectivamente.




O porto do Funchal regista hoje mais uma presença do paquete 'Vision Of The Seas'. Esta escala está englobada no cruzeiro iniciado no Brasil e com destino ao Mediterrâneo. Viaja com 1.781 turistas, em trânsito e tem chegada de Tenerife anunciada para as 8 horas. Zarpa da Pontinha, com rumo a Sevilha, ao final desta tarde, pelas 18 horas.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos