quarta-feira, 7 de abril de 2010

Madeira aprova 48,5 milhões de apoios da União Europeia

UNIDADE DE GESTÃO APROVA 42 CANDIDATURAS DE 76 MILHÕES AO FEDER E FSE.
Data: 07-04-2010





O Instituto de Desenvolvimento Regional, Autoridade de Gestão dos Programas Operacionais da Região, Intervir+ e Rumos, aprovou um total de 42 candidaturas , com destaque para os vinte e cinco aprovados no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) num montante total elegível de 74,7 milhões de euros, que mereceram uma comparticipação europeia de 47,2 milhões e uma contrapartida regional de 27,4 milhões de euros.

Através do Programa Intervir + - Eixo I Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Sociedade do conhecimento - foram aprovados dois projectos privados ligados à emissão de conteúdos visuais através da internet e um terceiro, através do Qualificar + candidatado pela Leuimport.

No Eixo II Competitividade da Base Económica Regional, o Instituto de Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira viu aprovado apoios aos planos promocionais ao vinho e bordado da Madeira, com o governo a garantir apoios para as Festas de Fim do Ano, Festivais Culturais da Madeira, tendo sido aprovado uma apoio ao abrigo do SI Turismo para aquisição de novos equipamentos para a actividade de mergulho, que visa a aquisição de uma embarcação.

O Eixo III Desenvolvimento Sustentável permitiu enquadrar uma candidatura do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira, IP-RAM que visa a aquisiçãlo de duas auto-escadas que garanta uma resposta eficaz, coordenada e eficiente em situações de emergência, incêndios, salvamentos de pessoas e bens que tenham lugar em edifícios de grande altura.

Através do Eixo IV Coesão Territorial e Governação, o Museu da Baleia vai contar com dinheiro da União Europeia para reforço dos conteúdos museológicos, enquanto Sindicato dos Professores da Madeira viu a candidatura relativa à concepção e construção de instalações para o Centro de Formação aprovada.

Tal como haviamos noticiado, o Governo Regional decidiu incluir no Eixo V Compensação dos Sobrecustos da Ultraperificidade a candidatura do Sistema Regional de Triagem, Transferência, Tratamento e Valorização de Resíduos, que pretende financiar parte dos sobrecustos directos e transversais de operação, incluindo o reencaminhamento para reciclagem fora da região.

Através do FSE: Apoio à formação e qualificação profissional

Através do Fundo Social Europeu, a unidade de gestão do Programa Rumos aprovou candidaturas num montante total elegível de 1,3 milhões de euros, com uma comparticipação europeia de 1,1 milhões de euros e uma comparticipação nacional de 234.145 euros.

No Eixo I Educação e Formação foram aprovados projectos relativos ao ensino profissional, cursos de educação e formação, cursos de qualificação, reconversão, aperfeiçoamento, especialização para activos, formação de docentes e formação avançada na tipologia de programas e bolsas de pós-graduação, mestrados, doutoramento e pós- doutoramento.

O Eixo II Emprego e Coesão Social contempla projectos no âmbito de estágios profissionais, apoios à contratação, criação do próprio emprego, iniciativas locais de emprego, formação,emprego, clubes de emprego, apoio ao emprego e desenvolvimento local, integração sócio - profissional de pessoas desfavorecidas, empresas de Inserção e ocupação de Desempregados.

Recorde-se que a Madeira tem a maior taxa de execução dos programas operacionais, com destaque para o FSE.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos