terça-feira, 20 de abril de 2010

Livro marca aniversário da Biblioteca de C. Lobos

Nelson Veríssimo publica compilação de poemas de Joaquim Pestana
Data: 20-04-2010








Por ocasião do primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, oficialmente inaugurada a 3 de Maio de 2009, será editada uma compilação de poemas de Joaquim Pestana que se encontravam dispersos por várias publicações periódicas, num trabalho da autoria do historiador Nelson Veríssimo.

Nascido a 24 de Dezembro de 1840 na vila de Câmara de Lobos, o poeta Joaquim Pestana, que escreveu em jornais regionais, nacionais e até internacionais, neste último caso, no Brasil, viria a falecer no Funchal a 6 de Fevereiro de 1909.

O ano passado, por ocasião do primeiro centenário da sua morte, num texto de opinião do Professor Doutor Nelson Veríssimo, este criticou o facto da data não ter sido assinalada, em particular na sua terra Natal, para mais que Câmara de Lobos era então o 'Município da Cultura em 2009'.

No escrito que então suscitou polémica com o vereador responsável pela Cultura, o historiador madeirense chamava a atenção para a obra literária de Joaquim Pestana "a fim de não cair na tumba do esquecimento", reclamando a edição da "sua produção poética, inédita ou dispersas por publicações periódicas".

Nelson Veríssimo relembrara que já no início da década de 90, por ocasião do 150.º aniversário do seu nascimento, o já falecido escritor José António Gonçalves, na revista Girão, escrevera que a edilidade câmara-lobense estava sensível à publicação de um volume de poesia de Joaquim Pestana. Uma prometida edição que nunca se concretizou, tendo Nelson Veríssimo, em 2009, desafiado a Câmara Municipal de Câmara de Lobos da "obrigação moral de resgatar a memória de Joaquim Pestana, promovendo a edição de uma antologia da sua poesia e celebrando a memória de um distinto homem de letras que, no seu tempo, engrandeceu a terra que o viu nascer e divulgou-a até onde chegou a sua escrita". Finalmente, está por dias a concretização desta homenagem a uma figura cujo nome já perpetua desde 2004 na rua de acesso à Escola Básica do Carmo. Segundo Nelson Veríssimo, no 'blogue' 'Passos na Calçada', escreve que "o volume, que se encontra já no prelo e virá a lume no próximo mês de Maio, constituirá, por certo, justa homenagem ao poeta que, no final da vida, preparou e anunciou um livro - 'Espinhos e Flores', mas que, infelizmente, não logrou ver concretizado".


DN Madeira


Mais imformação sobre a Obra e a Vida do Poeta Joaquim Pestana

http://www.concelhodecamaradelobos.com/dicionario/pestana_joaquim.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos