sábado, 10 de abril de 2010

'Fortuna' na Pontinha

Paquete está de regresso à Europa com 2.800 turistas, proveniente das Caraíbas
Data: 10-04-2010



O porto do Funchal regista hoje, pelas 7 horas, mais uma escala do paquete italiano 'Costa Fortuna', que, desta feita, encontra-se a efectuar um cruzeiro transatlântico de reposicionamento das Caraíbas para a Europa. É procedente do porto de Bridgetown, Barbados, e viaja com um total de 2.800 turistas, em trânsito, estando ainda programados 30 desembarques de passageiros que concluem na Madeira o respectivo cruzeiro.

Este paquete permanecerá atracado na pontinha até ao final desta tarde, soltando amarras da Pontinha às 17 horas zarpando com rumo ao porto de Málaga, no Mediterrâneo.

Sobre este paquete, da frota da Costa Crociere, recorde-se que o mesmo foi o primeiro navio desta companhia a ultrapassar as 100 mil toneladas de arqueação bruta (TAB). Construído nos estaleiros navais italianos Fincantieri, tem 272,20 metros de comprimento e 35,5 metros de boca (largura) e 101.350 TAB.

Ao nível das suas capacidades, de referir que o mesmo disponibiliza 1.358 cabinas, garantindo um total de 2.700 camas, em ocupação dupla, para um máximo de 3.470 turistas.

Ferry canário na Pontinha

Ainda no que respeita ao movimento de navios, hoje, no porto do Funchal, de registar o regresso à Região do ferry 'Volcán de Tijarafe'. Procedente de Las Palmas, este ferry aguardará, ao largo, a saída do ferry 'Lobo Marinho', que zarpa da Pontinha às 8 horas com destino ao Porto Santo, para então iniciar as operações de amarração na Pontinha.

A exemplo das escalas anteriores do ferry canário, os desembarques/embarques de passageiros e viaturas terão lugar a partir das 8h15, estando o final desta sua escala anunciado para as 10h15 de hoje, zarpando com destino ao porto de Portimão, no Sul de Portugal, onde deverá atracar amanhã pelas 9h30. O regresso ao Funchal deste navio terá lugar na próxima segunda-feira, estando a sua chegada prevista para as 13 horas.

Sobre este navio de registar que o mesmo mede 154,35 metros de comprimento por 24,20 de largura e pode transportar mais de mil passageiros, 500 automóveis ligeiros e 100 atrelados.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos