terça-feira, 6 de abril de 2010

36.º Congresso da APAVT vai decorrer na Madeira

Conceição Estudante agradece decisão de “grande cidadania”





O 36.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai realizar-se na Madeira entre 27 de Novembro e 2 de Dezembro. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Direcção da APAVT, João Passos, numa conferência de imprensa no Funchal que contou com a presença da secretária regional do Turismo e Transportes. Conceição Estudante agradeceu a decisão “de grande cidadania da Direcção da APAVT relativamente ao destino Madeira”, o que, disse, “merece todo o reconhecimento e gratidão da nossa parte”.



A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) confirmou ontem, no Funchal, que o seu 36.º Congresso irá realizar-se na ilha da Madeira, entre 27 de Novembro e 2 de Dezembro.
Na conferência de imprensa que teve lugar ontem no Espaço Infoart da SRTT após a reunião da direcção da APAVT com a secretária regional do Turismo e Transportes, João Passos, presidente da Associação, anunciou a realização do Congresso anual da APAVT este ano na Madeira, confirmando assim uma hipótese que já tinha sido avançada no seguimento dos trágicos acontecimentos do dia 20 de Feveveiro devido ao forte temporal que atingiu a Região.
Assim, o presidente da APAVT destacou que o processo que conduziu à decisão da Associação realizar o seu 36.º Congresso na Madeira teve lugar na sequência da visita que uma delegação da APAVT efectuou à Região no passado dia 1 de Março “para aferir dos estragos que tinham sido causados pelo temporal e sobretudo da recuperação que estava a ser feita na Madeira relativamente ao que aconteceu no dia 20 de Fevereiro”.
Deste modo, João Passos acentuou que a APAVT “encetou logo algumas conversações com a senhora secretária regional do Turismo e Transportes no sentido de ver a possibilidade de culminarmos toda a nossa acção de solidariedade para com a Madeira com a realização do nosso habitual congresso anual nesta região”.
Sublinhando que “houve logo à partida uma grande abertura por parte” de Conceição Estudante e dos serviços que dirige, destacou o “interesse” da APAVT “em trazer o congresso para a Madeira”, pelo que, acrescentou, “foi só juntar as duas vontades”.
Após anunciar formalmente a realização do 36.º Congresso da APAVT na Madeira, João Passos destacou “toda a acção que a Associação tem desenvolvido relativamente à Madeira”, agradecendo na oportunidade o reconhecimento feito por Conceição Estudante realtivamente a essas acções.
O presidente da APAVT sublinhou que o 36.º Congresso vai ser “interessantíssimo” e que “será com certeza um êxito”, tal como, disse, “foi em 2002”.
“Imponha-se que a APAVT reconhecesse mais uma vez toda a capacidade de organização e de união que existe entre a Madeira e a APAVT”, sublinhou ainda João Passos, destacando que o delegado da Associação na Madeira, João Welsh, será o coordenador local de toda a logística e de toda a organização do 36.º Congresso, que deverá trazer até à Região cerca de 500 participantes.

Agradecimento
à Direcção da APAVT


Por sua vez, a secretária regional do Turismo e Transportes começou por agradecer tudo o que a APAVT “tem feito durante este período de um mês pela Madeira, nomeadamente as campanhas que já iniciaram no mercado português para potenciar as reservas para a Madeira”
Conceição Estudante sublinhou que a decisão da APAVT de organizar o seu congresso anual este ano na Madeira “foi tomada depois de já ter praticamente decidido quais os outros destinos para a realização do congresso”, o que, disse, leva a que “os agradecimentos tenham de ser mais veementes e mais calorosos, numa medida em que tratou-se de uma acção tomada após os acontecimentos de 20 de Fevereiro, no sentido de mais uma vez manifestar a sua colaboração e a sua solidariedade para com a Madeira”.
Assim, realçou que a APAVT tinha já escolhido três destinos para realizar o seu congresso deste ano, pelo que acentuou ser “ainda mais de realçar e de agradecer esta atitude de vir ao encontro da Madeira num momento difícil como aquele que estamos ainda a viver, com as consequências de um panorama internacional adverso, que se agravaram com aquilo que aconteceu a 20 de Fevereiro no que diz respeito às opções e às reservas turísticas”.
“Foi uma opção muito clara e muito responsável, de grande cidadania da Direcção da APAVT relativamente ao destino Madeira, o que merece todo o reconhecimento e gratidão da nossa parte. Vamos fazer todos os esforços a nível oficial, assim como todas as entidades envolvidas na realização do Congresso, para que mais uma vez seja uma ocasião única para apresentação das nossas potencialidades e das nossas capacidades enquanto destino turístico privilegiado para sobretudo o Turismo de Portugal”, sublinhou.


João Passos lembra ajuda da Madeira em 2002
O presidente da APAVT destacou ontem na conferência de imprensa onde anunciou a realização do Congresso anual da Associação este ano na Madeira, que esta será a quarta vez que a APAVT realiza o seu congresso nesta ilha, destacando que o primeiro congresso teve lugar em 1977, o segundo em 1987 e o terceiro em 2002. Referindo-se precisamente às circunstâncias que levaram à realização do congresso de 2002 na Madeira, João Passos recordou que a escolha da Região nesse ano só teve lugar a “um mês e meio da realização do congresso”, isto porque o congresso desse ano iria realizar-se em Banguecoque, mas devido a problemas nesse destino “foi necessário alterar o local de realização do congresso e foi a Madeira que nos abriu as portas e em um mês e meio conseguimos, nós e a Madeira, organizar um Congreso que foi um êxito”.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos