quarta-feira, 7 de abril de 2010

Parada de “estrelas” no Porto Santo

18.º Madeira Islands Open/BPI Portugal promete competitividade, equilíbrio e espectáculo na “ilha dourada” entre hoje e o próximo domingo




O 18.º Madeira Islands Open/BPI Portugal volta a ser o 1.º torneio português no calendário oficial de 2010 do PGA European Tour, o Circuito Profissional Europeu de Golfe. Com 700 mil euros em prémios monetários, o evento desportivo da Região, de regularidade anual, que maior divulgação internacional merece, começa amanhã e prolonga-se até domingo (dia 11) e terá honras de abrir a época de torneios do European Tour em Portugal, depois de ter sido anunciado o adiamento do Estoril Open de Portugal para Junho. Hoje decorre o já tradicional “PRO-AM”, com 208 jogadores, entre amadores e profissionais.


O Madeira Islands Open/BPI Portugal realiza-se pelo 2.º ano consecutivo no panorâmico percurso do Porto Santo Golfe, desenhado pelo “monstro sagrado” da modalidade, Severiano Ballesteros. Em disputa o 2.º mais antigo torneio português na 1.ª Divisão do Circuito Profissional Europeu.
O ano passaado, as estrelas do European Tour manifestaram-se agradavelmente surpreendidas pela qualidade do traçado do Porto Santo Golfe, que se distingue pelas vastas vistas oceânicas. O torneio viria a ser ganho pelo argentino “Tano” Goyá, com seis pancadas abaixo do Par, enquanto que Filipe Lima, com duas acima do Par, terminou no 12.º lugar (empatado com o sueco Jarmo Sandelin e o francês Jean-Baptiste Gonnet), estelecendo um novo recorde nacional no evento madeirense.
A alteração de data, de finais de Março para esta altura permite a participação de jogadores que costumam iniciar mais tarde a sua época em solo europeu. O 18.º Madeira Islands Open/BPI Portugal será o 15.º torneio do PGA European Tour de 2010, conta para o Ranking Mundial de Golfe, para a Corrida para o Dubai (Ordem de Mérito Europeia) e para a tabela europeia da Ryder Cup.
O escocês Callum Macaulay é actualmente o recordista do Campo, graças às 64 pancadas que assinou no cartão do último dia de prova. Mas se em 2009 as 64 pancadas representaram sete abaixo do Par, este ano uma volta com esse “score” seria equivalente a menos oito, dada a alteração do Par do Campo de 71 para Par 72, à semelhança do sucedido, também em 2009, nos Campeonatos Nacionais de Amadores e Profissionais, ambos realizados no Porto Santo Golfe, meses depois do Madeira Islands Open.
A outro nível, David Williams, director de torneios do European Tour, que há vários anos desempenha essas funções no Madeira Islands Open, é um confesso adepto do 13.º buraco do Porto Santo Golfe. «Estamos perante um dos buracos mais fantásticos do Mundo, não só pela sua beleza paisagística como também pelo facto de poder ser decisivo para o resultado final do torneio. O campo do Augusta National (palco do Masters) tem três buracos críticos, em termos de jogo, e fantásticos pela sua beleza, mas na minha opinião os buracos 13 e 14 do Porto Santo Golfe são, sem dúvida, muito mais difíceis de jogar. Esse conjunto de três buracos de Augusta foi denominado de “Amen Corner” e penso que a esquina do Campo do Porto Santo deverá igualmente ter uma denominação única e ser reconhecida em todo o Mundo», sublinhou o inglês.
Para a sua 18.ª edição está garantido um lote de estrelas do European Tour que integra 10 jogadores classificados no “top-100” da Corrida para o Dubai (Ordem de Mérito Europeia): Richie Ramsay (29.º), Fredrik Andersson (45.º), James Morrison (79.º), Robert Coles (80.º), Alejandro Canizares (89.º), Mark Brown (91.º), John Parry (93.º), Michiel Bothma (97.º), Pelle Edberg (99.º) e Michael Hoey (100.º). Merecem especial destaque o escocês Richie Ramsay, por ter ganho o Open da África do Sul na presente temporada, o norte-irlandês Michael Hoey, que no ano passado sagrou-se campeão do Estoril Open de Portugal, em Cascais; e o sul-africano Michiel Bothma, recente vencedor do Telekom PGA Championship, um dos mais importantes torneios do Sunshine Tour, o circuito profissional da África do Sul, onde é o actual n.º 6 do “ranking.”.


Representação nacional de 13 elementos na “ilha dourada”
Onze profissionais e dois amadores


A representação nacional no 18.º Madeira Islands Open/BPI Portugal estará a cargo de 11 profissionais e dois amadores. Os profissionais portugueses são os oito primeiros classificados da Ordem de Mérito da PGA de Portugal de 2009: Filipe Lima, Ricardo Santos, António Sobrinho, António Rosado (campeão nacional da categoria), Nuno Campino, Tiago Cruz, Hugo Santos e Henrique Paulino.
Filipe Lima obteve, no ano passado, a melhor classificação de sempre de um português no Madeira Islands Open e terminou a época como n.º 2 do Challenge Tour, “ranking” que lhe permitiu regressar em 2010 ao convívio com a elite do European Tour. Ricardo Santos e António Sobrinho venceram recentemente dois torneios cada um no Iberian Golf Tour e o mais novo dos irmãos Santos ainda triunfou na 1.ª edição do Torneio SportTV Golfe. Tiago Cruz é, neste momento, um dos melhores jogadores do EPD Tour, o circuito profissional na Alemanha, tendo carimbado uma vitória e um segundo lugar no último mês. Outra das marcas a registar no torneio é a participação de 14 membros do “top-20” do “Ranking” do Challenge Tour de 2009 que, por isso mesmo, subiram esta época por mérito próprio ao European Tour.

Três madeirenses a competir

A estes juntam-se os madeirenses João Pedro Sousa (13.º), Duarte Freitas (21.º) e Edgar Rodrigues (26.º). Os amadores são o campeão nacional Ricardo Melo Gouveia e o n.º 1 do “Ranking” Nacional BPI da Federação Portuguesa de Golfe de 2009, Manuel Violas.
Em termos de cobertura televisiva, a RTP-M vai transmitir todos os dias um espaço dedicado ao torneio. Para além disso, o canal European Tour Productions vai transmitir imagens todos os dias, sendo que, no sábado e domingo, os dois dias das finais em que vão estar os melhores jogadores, vão transmitir para todo o mundo, com 35 minutos diários. Esperam os organizadores - Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo - chegar a 250 milhões de lares.


Recorde nacional hoje no Campo
208 jogadores no “PRO-AM”


Um total de 208 jogadores – 156 golfistas amadores convidados pela organização e 52 representantes do circuito profissional europeu – disputará hoje a tradicional jornada que abrirá o 18.º Madeira Islands Open/BPI Portugal: o já tradional “PRO-AM”. A organização apostou muito em convites a golfistas que ainda não conhecem o Porto Santo, pois um dos principais objectivos da prova é a promoção da ilha e das condições extraordinárias que tem para umas férias relaxantes e repousantes. Ao contrário do habitual em “PRO-AMs” do European Tour, a maioria dos jogadores não reside no Porto Santo, com um forte contingente de estrangeiros e de convidados vindos do Continente. Entre os amadores destaque figuras dos mais variados sectores da sociedade portuguesa, como o casal Mercedes e Francisco Balsemão, Fernando Sequeira, Filipe Soares Franco, Graciano Góis, José Carlos Agrellos e José Roquette. A Federação estará bem representada, com destaque para as presenças do seu presidente e vice-presidente, respectivamente, Manuel Agrellos e Miguel de Sousa.


Apresentação hoje. A apresentação oficial da 18.ª edição do Madeira Islands Open/BPI Portugal, o torneio do PGA European Tour, de 700 mil euros em prémios monetários que, pelo 2.º ano consecutivo, vai desenrolar-se no Porto Santo Golfe acontece hoje. A conferência de Imprensa terá lugar no Pestana Porto Santo Resort, às 18:30 horas, antecedendo a cerimónia de entrega de prémios do “PRO-AM”, que proporcionará uma confraternização entre 156 amadores e 52 profissionais, das 8h15 às 19h30.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos