sábado, 3 de abril de 2010

Jogos tradicionais na Camacha e Canhas




O largo da Achada, na Camacha acolhe, hoje, a partir das 16 horas, mais uma edição dos Jogos Tradicionais da Quaresma. No próximo domingo, a iniciativa vai abrilhantar a freguesia dos Canhas, a partir das 15 horas, através do Centro de Cultura e Recreio Pontassolense.



O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha promove, hoje, a 17.ª edição dos Jogos Tradicionais da Quaresma, a terá lugar no largo da Achada, entre as 16 horas e as 17.30 horas.
Esta iniciativa tem como principal objectivo divulgar estes jogos e proporcionar um espaço de troca de saberes entre os mais velhos que participam ensinando os mais novos que nunca tiveram contacto com os mesmos.
Os jogos mais populares são o pião, as pedrinhas, o burro, a corda, o batoque, as andilhas e a “baginha,” os quais suscitam, um grande interesse junto dos participantes. Estes eram os jogos que se jogavam nesta época, alguns por crianças outros por adultos. De salientar que os jogos de roda cantados não são apresentados, por ser uma época de recolhimento.
A todos os participantes serão distribuídas amêndoas como prenda pela sua participação e um pequeno apontamento sobre o Belamente, jogo típico desta quadra, que dadas as suas características não é possível ser jogado. A iniciativa conta com apoio da Casa do Povo.
No próximo domingo, os jogos tradicionais vão abrilhantar a freguesia dos Canhas. A iniciativa vai decorrer junto ao Centro Comercial Santa Teresa, a partir das 15 horas, sob a responsabilidade da Associação dos Canhas – Centro de Cultura e Recreio Pontassolense. Conta com o apoio do comércio local.
Serão dinamizados diversos jogos desde o pião, saltar à corda, macaca, cartas, dominó, ginca,a entre outros. Haverá animação musical com Jorge Canha


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos