sexta-feira, 2 de abril de 2010

Centenas de madeirenses vão a Fátima ver o Papa

Desde outubro do ano passado que vêm sendo feitas reservas nas agências de viagem
Data: 02-04-2010




A cerca de um mês da primeira visita do Papa Bento XVI a Portugal, centenas de madeirenses formalizaram já a sua reserva para estarem presentes nas celebrações agendadas para os dias 12 e 13 de Maio, em Fátima. A importância acrescida deste momento religioso fez mesmo com que a procura junto dos agentes de viagem tivesse aumentado consideravelmente, em comparação com anos anteriores.

A procura por programas de viagem que permitam acompanhar a visita papal a Fátima iniciou-se já no ano passado, com maior incidência a partir dos meses de Outubro e Novembro. Inclusive, actualmente ainda há um número considerável de pessoas que continua a dirigir-se às agências de viagem com o intuito de proceder à marcação.

Vários programas e preços

A Bravatour é uma das agências de viagem madeirenses que mais tem apostado nos programas turísticos de cariz religioso. Especificamente para a visita do Papa Bento XVI a Fátima foram disponibilizados oito pacotes distintos, cujos preços variam desde os 440 euros (a mais barata) até os 1.210 euros, neste último caso incluindo uma viagem até Espanha, nomeadamente às Astúrias, ao País Basco e à Cantábria. Naturalmente, o preço destes pacotes dependem não só das regiões visitadas mas também do número de dias de viagem.

A directora da agência, Gorete Araújo, revela que neste momento estão já confirmadas "cerca de 250 pessoas", incluindo os viajantes que seguem integrados numa peregrinação diocesana que vai acompanhar o regresso da Imagem Peregrina da Senhora de Fátima desde a Madeira até àquela cidade. Um número consideravelmente superior ao que se registou nos anos anteriores, cuja média rondava as 100/110 pessoas.

A Top Atlântico Madeira também tem vindo a registar uma afluência significativa de pessoas nos seus balcões, com o pretexto de viajarem até Fátima. A directora de exportação, Maria Jorge Fraga, revela que até ao momento existem já alguns grupos com os programas devidamente acertados para aquelas datas, embora continuem ainda a chegar outros clientes aos balcões, seja individualmente ou em pequenos grupos.

No caso desta agência, há clientes que vão ficar instalados mesmo na cidade de Fátima, mas também há casos de pessoas que preferiram a deslocação ao santuário somente no dia da celebração, finda a qual irão regressar a Lisboa. Uma opção que não é alheia ao facto de Bento XVI ter previsto, igualmente, uma visita de um dia à capital portuguesa.

Alojamento a preços proibitivos
Um dos maiores problemas que se tem vindo a colocar às agências de viagem é a questão da estadia dos viajantes. Se tradicionalmente as comemorações do 13 de Maio já registam uma grande procura de alojamentos, não só na cidade de Fátima mas também nas outras localidades situadas nas imediações, este ano, compreensivelmente, a situação está ainda mais complicada.

Para agudizar ainda mais o problema, as unidades hoteleiras situadas em Fátima, independentemente de se tratar de hotéis, residenciais ou até pequenas pensões, estão a pedir preços verdadeiramente proibitivos pelos alojamentos.

Perante esta situação, que inflacionaria consideravelmente o montante dos programas comercializados pelos agentes de viagem, a opção tem sido o alojamento noutras cidades, desde Leiria a Santarém, passando por Lisboa e até Coimbra.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos