terça-feira, 16 de março de 2010

Limpeza do porto

Duas dragas do continente juntam-se aos trabalhos de limpeza
Data: 16-03-2010



Os meios usados para trabalhos de limpeza e desassoreamento do porto do Funchal, iniciados logo após a intempérie do passado dia 20 de Fevereiro, por duas dragas de empresas regionais, serão reforçados a partir de hoje, com a chegada à Madeira de duas dragas de grande porte, oriundas de Lisboa e Setúbal.

O primeiro trem de transporte, constituído pelo rebocador de alto mar 'Comandante Águas' (Armador 'Tinita') e pela draga 'Varosa', chegou ontem de manhã, pelas 8 horas, ao Funchal.

A draga 'Varosa', que pertence ao armador Somague Engenharia, SA, mede 55 metros de comprimento e 11 metros de boca (largura) e pode receber cerca de 670 toneladas de inertes.

Quanto ao rebocador de alto mar 'Comandante Águas', o mesmo zarpou da Pontinha, com destino ao porto de Lisboa, ao inicio da tarde de ontem, pelas 14 horas.

Para o dia de hoje está prevista a chegada de outro trem de transporte, constituído pelo rebocador costeiro 'Monfort' (Rebonave) e pela draga 'Gruamar' (Etermar). Esta draga tem um comprimento de 39,4 metros e 11,5 m de largura, podendo operar a uma profundidade máxima de 17,4 metros. Procedentes do porto de Setúbal, têm chegada anunciada para as 14 horas de hoje. O rebocador 'Monforte' regressará amanhã, pelas 8 horas, ao porto de Lisboa.

Escala inaugural na Pontinha

A outro nível, de assinalar a escala inaugural no porto do Funchal do paquete 'Zenith'. Procedente de Las Palmas, Canárias, tem chegada anunciada para as 11 horas sendo de referir que viaja com 220 turistas. No decorrer desta escala, o comandante irá receber a bordo, na já tradicional cerimónia de boas vindas e apresentação de cumprimentos, as principais autoridades portuárias da Região, os representantes do agente João de Freitas Martins, SA, bem como uma comitiva do Clube de Entusiastas de Navios da Madeira.

Construído em 1992 nos estaleiros alemães Meyer Werft, tem 208 metros de comprimento e 29 de boca (largura), tendo capacidade para receber 1.374 turistas, servidos por uma tripulação constituída por 657 elementos.

O final desta sua primeira escala no porto do Funchal está agendado para as 20 horas de hoje zarpando com destino ao porto de Lisboa.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos