sexta-feira, 19 de março de 2010

Contas ao prejuízo dentro de um mês

Comissão paritária já está no terreno. Hoje vai a zonas afectadas no Funchal
Data: 19-03-2010



Dentro de um mês João Cunha e Silva quer ter já concluído o resultado da avaliação que a comissão paritária, criada para avaliar o montante dos prejuízos e estudar os meios de financiamento necessários à reconstrução dos danos provocados pelo temporal de 20 de Fevereiro, começou ontem a apurar no terreno. A ideia é que "mais ou menos dentro de um mês possamos entregar aos dois governos o resultado deste trabalho", diz o vice-presidente do Governo Regional.

O governante madeirense é um dos membros que integra a comissão paritária mista criada pelo primeiro-ministro, que ontem desenvolveu o primeiro de dois dias de avaliação no terreno dos estragos provocados pelo mau tempo. Uma visita que contou com todos os membros da comissão, entre os quais o secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina Correia, que de manhã testemunhou 'in-loco' os muitos prejuízos ocorridos no concelho da Ribeira Brava. À tarde as atenções viraram-se para o concelho de Câmara de Lobos. Hoje de manhã estarão nas zonas altas do Funchal e à tarde na 'baixa' citadina.

Cunha e Silva reconheceu que a recuperação implica "um trabalho vasto que pressupõe outros financiamentos" que não somente o apoio que se espera da União Europeia, até porque prevê que o prejuízo real vá para além da primeira estimativa do Governo. Alertou mesmo que "o Fundo de Solidariedade Europeia não é tão avultado como as pessoas pensam. Aliás fica muito aquém das expectativas e por isso temos que encontrar com imaginação outras fontes de financiamento", advertiu.

Esclareceu ainda que "uma coisa são os prejuízos outra coisa é o que vai custar a reconstrução", daí a necessidade imperiosa de serem encontradas "soluções que ajudem a recuperar a Madeira". Nesse sentido, elogiou a "vontade de colaboração do Governo da República", até porque, sublinhou, "recuperar a Madeira é recuperar Portugal".

Já o secretário de Estado Adjunto destacou "a dimensão impressionante do que a Natureza fez", enaltecendo "o enorme esforço e trabalho que o povo da Madeira tem feito no sentido de reconstruir e de retomar a normalidade", que classificou mesmo de "comovente". Fernando Medina Correia sublinhou ainda "o espírito de total colaboração" entre os dois governos.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos