sexta-feira, 26 de março de 2010

250 camiões de lama retirados da lagoa

Limpeza concluída na próxima semana. Segue-se a operação de 'cosmética'
Data: 26-03-2010




Em duas semanas de movimentações, mais de 250 camiões carregados de lamas, juntamente com alguns inertes, já foram retirados do interior da lagoa do Lugar de Baixo, no âmbito da ampla operação de limpeza que ali continua a decorrer.

Profundamente afectada com as enxurradas que ocorreram por ocasião do temporal do dia 20 de Fevereiro, que fez inundar de lamas e outros detritos toda a área envolvente desta que é a única lagoa de maré existente na Região, pondo assim em causa a riqueza e biodiversidade muito particulares ali existentes, particularmente pelo elevado interesse ornitológico, a Direcção Regional do Ambiente em colaboração com a autarquia ponta-solense desencadeou uma vasta acção de limpeza, que tem por objectivo requalificar este espaço natural, dando-lhe um novo e mais atractivo aspecto.

Nesse propósito decorre ainda a chamada limpeza pesada, que obriga à utilização de uma retroescavadora no interior da lagoa. Uma intervenção 'lamacenta' revestida de particular cuidado para preservar as duas 'ilhotas' compostas por caniços onde nidificam algumas das aves migratórias. Esta operação com recurso a maquinaria pesada deverá estar concluída durante a próxima semana, perspectivou o director do Ambiente. João Correia, que ontem voltou a visitar o referido espaço na marginal do Lugar de Baixo, para se inteirar do andamento dos trabalhos, adiantou que depois desta limpeza mais profunda, seguir-se-á a limpeza fina, já mais centrada nos detritos que estejam à superfície. Nessa 2ª fase entrarão de novo em acção o Sanas, recorrendo à utilização de botes no interior da lagoa para efectuarem a operação final de limpeza.

O governante deu ainda a conhecer que ali será criado um trilho, através da colocação de um passadiço, na envolvente à lagoa, como forma de melhor dar a conhecer a riqueza natural que esta lagoa congrega.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos