quinta-feira, 25 de março de 2010

Empreendedorismo e inovação são 'irmãos de armas'





Projecto da ACIF conta com ideias de inovação de um 'guru', Soumodip Sarkar, esta tarde
Data: 25-03-2010

Aquele que foi considerado, em 2008, pelo 'World Economic Forum Innovation', um dos 100 Gurus mundiais da Inovação, vem falar sobre o tema, esta tarde numa iniciativa organizada pela ACIF, em parceira com a RHmais, para promover o novo projecto 'PIAME i9, que visa incutir este conceito no comércio desenvolvido fora do Funchal.

O orador convidado, o Professor Soumodip Sarkar, especialista em Inovação, Empreendedorismo, Liderança e Motivação, acredita que estas duas temáticas estão intrinsecamente interligadas. "O empreendedorismo e a inovação são 'irmãos de armas', tal como diz o título de um dos meus livros. Não é possível falar da inovação deixando para trás o empreendedorismo. Os empreendedores verdadeiros é que inovam", destaca.

Questionado pelo DIÁRIO sobre que recomendações faz a quem quer, realmente, inovar, este docente de origem indiana a leccionar na Universidade de Évora, refere que há vários factores que o determinam: "Além de ser um processo muito complexo e interdisciplinar, as argumentações dependem muito do sector e da dimensão da empresa, mas de uma forma simples e generalizada considero a liderança, o conhecimento, a motivação e a criatividade dos funcionários os factores-chave", palavras que, garante, irá transmitir no evento desta tarde.

"Nas minhas palestras, tento acima de tudo ir além da palavra 'inovação' com o objectivo de uma forma mais simples explicar o que é isso, para que serve, pistas para o 'como' etc", salienta. E acrescenta: "Inovação é uma forma sustentada de criação de valor. Há muitos riscos dado que há muita incerteza de novos produtos e também pelo facto de muitas vezes os custos serem muito elevados chegando mesmo por vezes aos 10% das vendas, sem ter qualquer garantia de sucesso no mercado. Um factor chave de como fazer inovação, talvez tenha a haver com a liderança. Os líderes das empresas, que são nos casos das micro/pequenas empresas - donos/gerentes, são os que dão uma visão, uma motivação e os que dão as ferramentas necessárias aos seus funcionários para se criar um ambiente propício ao crescimento e desenvolvimento de novas ideias".

E como alcançar estes objectivos em empresas dos meios rurais (140 para este projecto), onde inovar pode ser uma mais-valia, mas também um risco? Como convencer um empresário onde o 'tradicional' e a 'manutenção das coisas como elas estão', pode ser desculpa para não Inovar? Soumodip Sarkar responde: "Estou consciente dos problemas actuais que as empresas enfrentam neste momento. Para as micro e pequenas empresas, que neste momento a sua maior preocupação se baseia na sobrevivência, o desafio torna-se ainda maior quando olham para a inovação. Para estes empresários direi apenas duas coisas fundamentais: tentem diferenciar-se das outras empresas, pois será a única maneira de sobreviver aos desafios de amanhã; façam pequenas melhorias, talvez seja, neste momento, mais relevante do que procurar andar à procura de inovações radicais".

Questionado ainda sobre como aumentar a competitividade, a produtividade e a qualidade destes negócios, quando muitos dos recursos - humanos mais qualificados 'fogem' para a cidade, neste caso, para o Funchal?, o docente é claro: "A única maneira é tentar diferenciar-se, quer em termos de qualidade de ambiente de trabalho quer nos incentivos, que nem sempre têm de ser financeiros. Para mim, a crise é a oportunidade para os próprios empresários saberem que sem olhar para o futuro não haverá um presente".

Os interessados em participar na conferência, que se inicia às 14h30, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, podem ainda efectuar a sua inscrição através do telefone 291 20 68 00 ou do e-mail: geral@acif-ccim.pt.


DN Madeira


http://www.acif-ccim.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=689&Itemid=78

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos