segunda-feira, 22 de março de 2010

São Vicente reforça aposta na promoção

Presidente da autarquia está optimista quanto à candidatura da Floresta Laurissilva









O presidente da Câmara Municipal de São Vicente disse ontem que a autarquia pretende reforçar a aposta na promoção daquele concelho, em particular da Floresta Laurissilva, por forma a obter maior notoriedade e visibilidade a nível nacional e, dessa forma, poder estar entre as “7 maravilhas Naturais de Portugal”.
Jorge Romeira, que ontem acompanhou uma comitiva das “7 maravilhas Naturais de Portugal”, liderada pelo presidente daquela instituição, Luís Segadães, disse que apesar dos parcos recursos que a edilidade dispõe para a promoção, haverá um esforço acrescido, no sentido de aumentar essas verbas.
Tal como afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, «se queremos chegar aos Açores em Setembro, temos que trabalhar muito. E temos que abrir um pouco os “cordões à bolsa”, mas vamos ver das nossas possibilidades», rematou o autarca.
Jorge Romeira não esconde também a expectativa da Floresta Laurissilva poder vir a estar entre as “7 maravilhas Naturais de Portugal” e, por isso, está confiante que a distinção poderá ser uma realidade, numa cerimónia que ocorrerá a 11 de Setembro nos Açores, com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
A fundamentar essa expectativa, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente recorda que a Floresta Laurissilva «é uma Floresta natural, há outras florestas em Portugal que não o são. É também a Floresta mais antiga de Portugal. Ela tem 20 milhões de anos. Ela é do período terciário. Temos cerca de 500 endemismos diferentes — estamos, portanto, a falar na biodiversidade e, este ano, é o ano da biodiversidade — e não se encontra, no país, de certeza absoluta, nenhum outro sítio com mais biodiversidade. É completamente natural. Não tem qualquer património edificado. São estes os nossos trunfos», declarou Jorge Romeira.
De referir que nesta corrida, onde estão a votos 21 finalistas, existem sete categorias, precisamente, “Florestas e Matas”, onde está integrada a Floresta Laurissilva da Madeira, juntamente com a Mata Nacional do Buçaco e Paisagem Cultural de Sintra, seguem-se as categorias “Grandes Relevos”, “Grutas e Cavernas”, “Praias e Falésias”, na qual há uma outra candidatura da Região, concretamente, a Praia do Porto Santo. Por último, restam ainda as categorias de “Zonas Marinhas”, “Zonas Aquáticas Não Marinhas” e “Zonas Protegidas”.

Organização escolhe a Madeira pelo simbolismo

O presidente das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, no dia em que foram apresentados, com maior detalhe, os 21 candidatos às sete categorias da referida distinção, disse que a opção por vir à Madeira acabou por ser um acto simbólico.
É que, conforme referiu Luís Segadães, a RTP e a organização do evento resolveram apresentar, ontem, com maior detalhe, todos os 21 candidatos às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, os quais foram apurados a 7 de Março.
Nesta apresentação, conforme referiu o presidente das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, foram feitas reportagens, com cerca de três minutos cada, sobre todos os candidatos à final.
Nesse sentido, acrescentou ainda o presidente das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, «escolhemos, de uma forma simbólica, fazer esse lançamento aqui na Madeira também para pôr o tema “Maravilha”. Toda a gente que ouve falar na Madeira — nos últimos tempos —, tendo em conta a tragédia que ocorreu aqui recentemente, não é disso que se tem falado. Foi uma decisão simbólica da organização e da RTP de fazer esse lançamento aqui na Madeira. E virmos cá testemunhar que a natureza está imaculada e que continua a ser uma ilha maravilhosa para ser visitada».


Jornal da Madeira


http://www.7maravilhas.sapo.pt


Floresta Laurissilva

http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/finalista?id=floresta-laurissilva


Praia do Porto Santo

http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/finalista?id=Praia-Porto-Santo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos