quarta-feira, 24 de março de 2010

TUI Alemanha regressa no Inverno com dois voos


Operador está a negociar com entidades locais um contrato a três anos

Data: 24-03-2010



A TUI Alemanha deverá retomar já no próximo Inverno os dois voos fretados que tinha cancelado há três temporadas. As negociações com entidades regionais responsáveis pela promoção estão bastante adiantadas, e os responsáveis pelo operador turístico alemão estão interessados em reabrir as duas linhas que tinham cancelado na temporada de Inverno 2007/08.

Assim, a TUI pretende recuperar os 70 mil turistas que trazia para a Madeira até há quatro anos, quando o mercado consumidor começou a quebrar. Nos últimos quatro anos, tal como aconteceu com outros operadores alemães, e também europeus, de uma maneira geral, os mercados baixaram cerca de 20%. No caso particular da Madeira essa quebra não foi tão evidente nos mercados da França e da Finlândia, onde a actuação de certos operadores e a boa promoção que fizeram do nosso destino foi responsável pela manutenção dos fluxos turísticos e, no caso da França, até pelo seu crescimento.

A TUI, que é o maior operador mundial de pacotes de férias, mantém operações na maioria dos países europeus, onde nos últimos anos adquiriu importantes participações em operadores e marcas que depois integrou na sua 'holding' principal 'The World of TUI', constituída por uma rede de centenas de pontos de venda em agências de viagens, operadores on-line, interesses na hotelaria e uma companhia aérea.

No ano passado a TUI canalizou para a Madeira cerca de 50 mil turistas da Alemanha. As negociações que agora decorrem com a Agência de Promoção da Madeira e com a ANAM, irão possibilitar a abertura de dois voos à partida de Frankfurt e de Dusseldorfe. Outra opção poderá ser Estugarda, segundo conseguimos apurar junto de fontes do sector. Se o negócio se concretizar a TUI deixará de comprar lugares nos voos da Air Berlin, empresa aérea de baixo custo que liga a Madeira a mais de uma dezena de cidades alemães, se bem que muitas com escalas em outros aeroportos.

A este propósito, há uma certa expectativa no mercado, face a um redesenho de rotas da Air Berlin em relação à Madeira. Tem havido da parte da ANAM um trabalho muito cauteloso e de permanente abordagem à segunda maior companhia aérea alemã, cuja actividade na Madeira as entidades locais gostariam de ver reforçada. Contudo, a verdade é que os resultados têm sido frustrantes, já que da parte dos executivos da Air Berlin não se tem verificado adesão às propostas que já lhes foram apresentadas por diversas vezes. Será que uma maior abertura da TUI levará a Air Berlin a rever o seu posicionamento no mercado? Seria bom para a Madeira, pois haveria mais oferta de aeroportos alemães.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos