quarta-feira, 24 de março de 2010
Luso-canadianos recolhem um milhão
Data: 24-03-2010
A comunidade luso-canadiana está empenhada desde a primeira hora em que soube da tragédia ocorrida na Madeira, em minorar a dor e os estragos que os madeirenses e a Região Autónoma sofreram.
O madeirense Leonardo Pereira, uma pessoa bastante influente nessa comunidade, disse ontem ao DIÁRIO que a campanha de solidariedade que já decorre desde quase há um mês já recolheu 700 mil dólares canadianos e que espera chegar a um milhão muito rápidamente, só na área do Ontário. Está previsto que os responsáveis por essas campanhas se desloquem ao Funchal onde virão entregar os respectivos cheques a entidades ou instituições de solidariedade social da Região.
A onda de solidariedade começou pelas estações de rádio e TV pertencentes a portugueses, caso da 'Radiothon' e da TV Telethon'. A acção do empresário Franco Alvarez tem sido importante na dinamização de todo este processo, pois foi ele que se antecipou e abriu uma conta bancária de acesso público divulgada diariamente nos programas de rádio e televisão da comunidade. A 12 de Março decorreu um Festival de Folclore organizado pelo Canadian Madeira Club, que reuniu 18 grupos e ranchos folclóricos numa tarde de divertimento e de solidariedade e, também, de recolha de donativos. O clube já tinha organizado três jantares com o mesmo propósito.
No último fim-de-semana foi a vez do maior sindicato de construção civil do país se associar à iniciativa. Organizou um jantar que teve a participação de 1 100 pessoas e que recolheu 280 mil dólares canadianos. Neste sindicato estão filiados 46 mil trabalhadores, dos quais alguns milhares luso-canadianos. O presidente é o luso-canadiano Durval Terceira, grande amigo de Portugal e da comunidade.
DN Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos