quarta-feira, 17 de março de 2010

Reumatologia em debate no Funchal em Abril

Vai reunir cerca de 700 especialistas





A Sociedade Portuguesa de Reumatologia já tem o programa feito. De 7 a 10 de Abril, uma unidade hoteleira do Funchal acolhe o XV Congresso Português de Reumatologia, o qual irá reunir 700 pessoas que abordarão diversas temáticas relacionadas com este problema de saúde. A Sociedade Portuguesa de Reumatologia diz que este é dos mais importantes eventos de 2010 e, certamente, o mais marcanto a realizar na área.


AO Funchal vai acolher, de 7 a 10 de Abril, a XV Congresso Português de Reumatologia. Trata-se de uma iniciativa que está a cargo da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e que conta com a colaboração do Serviço de Reumatologia do Hospital Central do Funchal. Está prevista a presença de 700 profissionais de saúde.
O evento vai decorrer no Centro de Congressos do CS Madeira e constitui, segundo o presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, «a mais importante actividade de 2010 e, certamente, o mais marcante evento científico a realizar na área da reumatologia. No entender de Rui André, o programa científico espelha a evolução rápida dos conhecimentos nas diversas áreas que se cruzam com a reumatologia. O objectivo, segundo adianta, é o de abordar, de forma multidisciplinar, a clínica e a terapêutica das doenças reumáticas, através de um vasto conjunto de actividades, das quais destaca, os cursos pré-congresso de ecografia e de imunologia clínica, as mesas interdisciplinares com outras especialidades médicas de fronteira, as revisões do ano, as sessões plenárias e o resumo do congresso.A escolha da Madeira para palco do XV Congresso Português de Reumatologia tem a ver com as condições ímpares da ilha.
Margarida Oliveira e Graça Sequeira serão as moderadoras do curso pré-congresso subordinado ao tema “Ecografia do aparelho locomotor”. Uma iniciativa que decorre durante a manhã do dia 7 de Abril. À tarde, realiza-se um curso pré-congresso sobre “Imunologia Clínica”, com João Eurico da Fonseca como moderador e Luis Graça e Marta Monteiro como palestrantes. Nesse dia e antes da cerimónia de abertura que deverá acontecer pelas 19 horas e 30 minutos, acontecem dois simpósios. Para 8 de Abril, estão programadas diversas mesas redondas e sessões plenárias que vão abordar, entre outros, a artrite reumatóide e a osteoporose. A 9 de Abril, falar-se-á da osteoartrose e da sua interface com a clínica geral. Para 10 de Abril e antes da sessão de encerramento deste congresso, está programada uma abordagem às doenças reumáticas sistémicas.



Jornal da Madeira

http://www.spreumatologia.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos