Inventário entregue esta semana
A Câmara Municipal do Funchal está a fazer um levantamento dos danos que o temporal causou na rede de saneamento básico das zonas altas. O vereador Henrique Costa Neves disse ao JM que conta receber o inventário ainda esta semana, para que logo seja lançado concurso para as empreitadas. O vereador garantiu ainda que a ETAR do Almirante Reis irá entrar em funcionamento aida esta semana.
O vereador com o pelouro do saneamento básico na Câmara Municipal do Funchal espera receber o inventário dos prejuízos na rede de saneamento básico nas freguesias de Santo António, Monte e zonas altas, ainda esta semana.
Henrique Costa Neves disse, ontem, ao nosso jornal que este é um documento importante, porque com a identificação dos problemas no sistema, serão feitos em breve os concursos para o lançamento das empreitadas, que irão resolver os danos na rede de esgotos causados pelo temporal de 20 de Fevereiro.
Henrique Costa Neves visitou, ontem, os trabalhos de desobstrução das condutas na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses que estão a ser feitos com um total de cinco camiões especiais um pouco por todo o Funchal.
Dois pertencem à autarquia, outros dois foram requisitados no mercado regional e um outro, com uma potência mais elevada, veio de Viseu e está a dar um grande contributo na limpeza das condutas pluvial e de saneamento.
Após os trabalhos na Avenida do Mar, Henrique Costa Neves disse que a limpeza das condutas será concluída na Rua da Alfândega e também na Rua de Santa Maria, que foram fortemente atingidas pelas enxurradas. Com os trabalhos que foram desencadeados desde a primeira hora, o vereador afirma que «de uma forma global, a rede de esgotos está quase a funcionar em pleno».
Entretanto, decorrem os trabalhos de recuperação da rede de esgotos na Rua Visconde Anadia, desde o Campo da Barca. A autarquia prevê que em duas semanas os trabalhos fiquem concluídos. Desta forma, a entrada em funcionamento daquela via fundamental no acesso ao Funchal, para quem vem da zona Este, vai tornar a circulação na cidade muito mais facilitada.
Relativamente à reentrada em funcionamento da ETAR do Almirante Reis, Henrique Costa Neves disse que estão a decorrer ainda as obras de limpeza e de montagem dos equipamentos que foram atingidos pelas enxurradas. O autarca garante que aquela estação de tratamento irá funcionar dentro de dias.
Quanto à água potável, o vereador voltou a garantir a qualidade da mesma. Aliás, Henrique Costa Neves diz mesmo que é a autarquia do Funchal que assegura o controlo microbiológico da água e que não é necessário ferver a água para consumo.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos