domingo, 21 de março de 2010

Q400 da SATA esteve cá pela 1ª vez



(Foto JorgeAbreu)


Data: 21-03-2010

O comandante Emanuel Vasconcelos, Director de Operações de Voo da SATA Air Açores, disse ao DIÁRIO que o primeiro voo que o novo Bombardier Q400 da companhia realizou ontem entre Ponta Delgada (São Miguel) e a Madeira pode considerar-se um sucesso, e que deixa excelentes indicações quanto ao futuro dos transportes aéreos entre as ilhas atlânticas.

Emanuel Vasconcelos que, pessoalmente, pilotou no lugar de comandante o 'Manuel Arriaga' que ontem aterrou na Madeira pela hora de almoço, considera que o facto do avião ter realizado o trajecto entre as duas ilhas no tempo de 01h40, o mesmo que demora o Airbus A320, é um facto assinalável, pois o turbo-hélice da Bombardier é muito mais económico: gastou apenas 1 750 quilogramas de combustível, cerca de um terço do que gasta normalmente o A320 no mesmo percurso. Os ganhos estão à vista. O Q400 que acabou por fazer uma viagem inesperada à Madeira, só oficialmente na rota da Madeira no dia 28 de Março.

entra no tráfego regular para a RAM após e este novo avião, que pode transportar 80 passageiros, metade da lotação dos A320 da SATA Internacional que até ao final desta semana continuará na linha do Funchal para os Açores. Feitas as contas é muito mais barato operar com o Q400 nas linhas entre 500 e 700 milhas, nomeadamente a rota Ponta Delgada-Madeira (570 milhas, a que corresponde em quilómteros cerca de 1 055 quilómetros.

A tripulação que ontem aterrou pela primeira vez na Madeira era constituída pelo comandante Emanuel Vasconcelos, o co-piloto Miguel Moniz e os assistentes de cabina Marta Anjos e César Silva. O voo trouve 41 passageiros de São Miguel.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos