sábado, 27 de março de 2010

Canais de regadio estão a ser recuperados

Secretário quer todas as obras concluídas no prazo máximo de 90 dias






”O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia esteve, ontem, no terreno a ver como decorrem as obras de recuperação dos principais canais e levadas de rega.
A visita contemplou uma passagem pela Levada do Norte, no Sítio do Espigão, concelho da Ribeira Brava terminando com uma caminhada pela Levada dos Tornos, no troço da Choupana.
Nesta visita, o governante fez-se acompanhar pelo director regional de Agricultura, Bernardo Araújo, pelo presidente da IGA – Investimentos e Gestão da Água, Pimenta de França e demais responsáveis. Na Ribeira Brava, juntou-se à comitiva o presidente da Câmara Municipal, Ismael Fernandes.
A Levada do Norte e da Levada dos Tornos são dois dos eixos mais importantes em termos agrícolas. O primeiro canal tem uma extensão de 60 quilómetros e o segundo chega aos 90 quilómetros.
Estes dois canais, que na sua extensão compreendem outras ramificações, abrangem dois terços da área agrícola da Região (900 hectares) e 30 mil agricultores.
Para fazer face aos graves danos sofridos pelos principais canais e levadas de rega, o Governo Regional pôs em marcha o plano de recuperação urgente do regadio agrícola, com o objectivo de repôr, no prazo máximo de 90 dias, todo, o serviço de rega.
Manuel António Correia quis inteirar-se dos trabalhos para, de certa forma, sossegar os agricultores. De acordo com o governante, estão a ser feitos todos os esforços para que as obras terminem muito antes do prazo previsto tendo reiterado.
“Estamos a fazer tudo o que é humana e tecnicamente possível para recuperar rapidamente canais que são cruciais e extremamente difíceis de recuperar, atendendo aos locais onde se encontram e à dimensão dos danos”, sublinhou.
As obras têm um custo estimado de nove milhões de euros. Destinam-se, apenas, à limpeza dos canais por forma a permitir a passagem da água sendo que, numa segunda fase, terão que ser feitas obras de recuperação.
Foram lançadas oito grandes empreitadas por ajuste directo, dada a urgência e natureza da lei. Serão abrangidos 100 canais, num total de 600 quilómetros, envolvendo 250 trabalhadores.
Na próxima semana, alguns canais já estarão a funcionar. O Porto Moniz é o único concelho que não precisa de intervenções ao nível dos canais de regadio.

“Tornos” será mais fácil recuperar que a do Norte

No eixo da Levada dos Tornos, o qual tinha sido recuperado recentemente, foram afectadas mais linhas de água do que no exio da Levada do Norte. Neste trilho, destaca-se uma grande derrocada sendo que nalgumas zonas o percurso está muito estreito e lamacento, o que dificula a circulação. Alguns pedregulhos ficaram entalados dentro do leito da levada. Nesta zona, foi necessário colocar cloro na água a fim de minimizar o mau cheiro provocado pela decomposição da matéria orgância
A recuperação da Levada dos Tornos será, contudo, mais fácil em relação à Levada do Norte porque tem mais acessos. Na Levada do Norte, que tem início a norte da Ribeira do Seixal e termina no Covão (Câmara de Lobos) são visíveis duas grandes derrocadas onde “oito quilómetros estão totalmente danificados”, podendo apenas circular-se “dois quilómetros” a partir do Sítio da Eira do Mourão, advertiu Pimenta de França, presidente da IGA - Investimentos e Gestão da Água, durante uma visita ao local.
Neste percurso, os trabalhos são manuais, difíceis e arriscados, por isso, não podem ser feitos à pressa. O regadio entre o eixo da Ribeira Brava e Câmara de Lobos está condicionado.
Os trabalhos estão a ser facilitados com o recurso a uma máquina denominada de comboio, que pode carregar até oito sacos de material. Circula dentro do leito da levada, com a ajuda de um motor.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos