segunda-feira, 22 de março de 2010

Baltazar Dias reabre dia 10

O Teatro está fechado devido ao temporal. Abre para o 'Festival de Cinema do Funchal'
Data: 22-03-2010



O temporal provocou danos no Teatro Municipal Baltazar Dias na ordem dos 500 mil euros, mas as obras decorrem para que 'o símbolo da cultura madeirense' reabra as portas a 10 de Abril para o 'Festival de Cinema do Funchal'.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município funchalense, Miguel Albuquerque, recordou que quando chegou na tarde do dia 20 de Fevereiro àquele espaço a lama na plateia dava-lhe pela cintura. Então, um conjunto de voluntários, entre escuteiros e artistas, meteu mãos à obra e começou a operação de limpeza, "porque o Teatro Baltazar Dias é uma casa emblemática, uma casa querida dos madeirenses, o símbolo da cultura na Madeira", realçou o autarca.

A autarquia já previa "fazer um conjunto de obras de fundo no teatro", melhorando as instalações mas o temporal acabou por antecipar algumas das intervenções. "Retirámos a carpete vermelha. Vou voltar a utilizar o soalho do teatro porque o som fica melhor e dá mais charme. Vamos renovar a instalação eléctrica, o sistema de comunicações e alarmes", enquanto que outras obras terão de "ficar mais para a frente".

"Agora preciso de abrir o teatro porque tenho um conjunto de eventos muito importantes a breve prazo e vamos tentar reabrir o mais rapidamente possível", declarou.

Por seu turno, a directora do teatro, Teresa Brazão, disse que as obras decorrem a bom ritmo, o soalho da plateia e corredores foi já substituído e estão a ser recolocadas as cadeiras na plateia, que terá apenas uma passadeira. Decorrem também "os trabalhos de pintura, estão a ser tapados os buracos e estão sendo substituídas as portas danificadas", explicou.

"Vamos seguir a calendarização e o primeiro evento é o 'Festival Internacional de Cinema do Funchal, a 10 de Abril. Nesse dias vamos abrir as portas", disse.

O teatro da capital madeirense foi construído entre 1884 e 1887 pelo município da cidade, com base num projecto do engenheiro do Porto Soler, que seguiu as linhas neoclássicas e italianizantes do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Foi inaugurado em Março de 1888 com a apresentação da zarzuela "Las Dos Princesas", pela companhia espanhola de José Zamorano e desde essa altura foi baptizado como Teatro D. Maria Pia, em homenagem à esposa de D. Luís.

Depois da implantação da República foi rebaptizado como Teatro Funchalense, Teatro Manuel de Arriaga, e no tempo do presidente da câmara, Fernão de Ornelas, passou a ostentar o nome do dramaturgo madeirense Baltazar Dias, nome pelo qual é designado até hoje.





DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos