quarta-feira, 17 de março de 2010

Projecto da Região visa avaliar conhecimentos e estratégias de estudo

Levantamento às capacidades dos alunos do sétimo ano




A Região está a fazer o levantamento das capacidades de conhecimento e ainda das estratégias de estudo dos alunos do sétimo ano de escolaridade. Entretanto, para os alunos do Ensino Secundário, está a ser desenvolvido um projecto de orientação vocacional, visando minimizar a sua indecisão na hora de escolher a área profissional a seguir.


A A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direcção Regional de Educação, está a desenvolver um projecto que consiste no levantamento das habilidades cognitivas e das estratégias de estudo de alunos do sétimo ano de escolaridade.
Este projecto, segundo o JM apurou junto da Direcção Regional da Educação, visa melhorar as competências dos professores na identificação e no desenvolvimento das capacidades dos alunos do sétimo ano de escolaridade das escolas da Região.
A iniciativa, sublinhe-se, é constituída por uma fase de avaliação e por uma de produção de um dossier de actividades para esses mesmos alunos, até final do ensino básico.
Este projecto efectua-se em parceria com a Divisão Coordenadora de Apoio à Sobredotação da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação e três escolas da RAM, estando a
supervisão científica a ser assegurada por parte da Universidade do Minho.
Para além deste, há ainda outros projectos em curso, como a medida “Rumo ao Futuro”. A iniciativa da DRE constitui uma ajuda no processo de orientação vocacional para os alunos do Ensino
Secundário, através de uma ferramenta informática. Esta ferramenta, que está a ser desenvolvida, permitirá aos alunos minimizar a sua indecisão vocacional e fazer escolhas realistas quanto aos seus percursos escolares e formativos. Implementada no início de 2009, poderá abranger, nos próximos tempos, outros anos de escolaridade.
Nesta área, a Direcção Regional de Educação tem ainda em curso um programa de desenvolvimento para a carreira denominado “Preparando o meu futuro”.
Este programa destina-se a alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico e visa essencialmente o aperfeiçoamento do autoconhecimento, bem como o conhecimento das profissões e por conseguinte uma maior consciência e planeamento de carreira. Neste momento, o programa conta já com 40 escolas, tendo-se procedido ao seu alargamento ao nível do segundo ciclo, em três escolas da RAM.
Realce-se igualmente o projecto “PREBÁSICO.PSI”, que visa a prevenção das situações problemáticas, com a promoção do que é básico no desenvolvimento e educação da criança.
Este projecto visa oferecer serviços de apoio e consultadoria psicológica a crianças que frequentam a Educação de Infância e o 1º Ciclo do Ensino Básico e seus adultos significativos – pais/encarregados de educação, educadores e professores - com o objectivo último de promover o seu desenvolvimento e educação com qualidade e excelência.
Em termos de operacionalização, o Prebásico desdobra-se nos seguintes sub-projectos: Estudo Piloto: Avaliar para Intervir … Intervir para Apoiar (implementação de um modelo de práticas); Colmeia - sistematização da informação em comunidade (implementação de uma base de dados); Percursos – monitorização do percurso escolar das crianças que beneficiaram dos mecanismos especiais de antecipação de matrícula/progressão extraordinária na RAM; Estudo exploratório de aplicação da CIF/CJ (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em Crianças e Jovens).




Jornal da Madeira

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