15 milhões de euros para as IPSS
Data: 16-03-2010
Em 2009, o Centro de Segurança Social da Madeira (CSSM) atribuiu cerca de 15 milhões de euros em apoios financeiros directos a Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS) e a outras instituições de apoio social sem fins lucrativos.
O valor total deste apoio do CSSM foi 25% superior ao registado em 2008 (11.950,913 euros).
Bernardete Vieira, presidente do Conselho Directivo do CSSM, disse ao DIÁRIO que, nos últimos anos, os apoios financeiros da Região às IPSS têm aumentado. Os valores atribuídos às várias instituições têm por base "os acordos de cooperação com a Segurança Social, um trabalho de parceria que tem por objectivo dar as respostas sociais a quem mais precisa", explica ainda a responsável.
Segundo refere Bernardete Vieira, maioria dos apoios são atribuídos a instituições que prestam apoio a idosos e crianças. É sobretudo ao nível dos idosos que os apoios têm vindo a aumentar nos últimos anos e que continuará a crescer nos próximos tempos, admite ainda a presidente do Conselho Directivo do CSSM
Mas se por um lado os valores atribuídos têm aumentado de ano para ano, o mesmo não se poderá dizer em termos do número de instituições apoiadas financeiramente pela Segurança Social. "Pode haver mais uma ou outra, mas continuam a ser maioritariamente as mesmas instituições", diz Bernardete Vieira. "Temos é reforçado ou por aumento de valências ou por necessidade de respostas dessas mesmas instituições." De acordo com as listagens dos apoios do CSSM publicadas já no Jornal Oficial da Região (JORAM), no ano passado, entre as cerca de seis dezenas de instituições que beneficiaram de financiamento no ano passado, a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, a Associação Protectora dos Pobres, o Centro Social e Paroquial da S. S. Trindade da Tabua, o Centro Social e Paroquial de São Bento, o Centro Social e Paroquial de Santo António, a Fundação Mário Miguel e as Santas Casas de Misericórdia da Calheta e de Machico, foram aquelas que receberam as maiores 'fatias' (acima dos 400 mil euros anuais).
A maioria das verbas cedidas pelo CSSM tratam-se de apoios financeiros mensais e por utente atribuídos no âmbito de acordos de cooperação celebrados, mas em alguns casos referem-se também a apoios destinados a financiar encargos com pessoal, no âmbito do Rendimento Social de Inserção - Núcleos Locais de Inserção.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos