Conselho Estratégico de Promoção Turística reuniu no Funchal
Teve lugar ontem, no Funchal, uma reunião no âmbito do Conselho Estratégico de Promoção Turística, a qual contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trintade, e da secretária regional do Turismo e Transportes. No final do encontro, Conceição Estudante destacou o lançamento de uma campanha promocional táctica do destino Madeira, uma iniciativa que conta com o apoio do Turismo de Portugal.
No final do encontro, que teve lugar no Salão Nobre do Governo, a secretária regional do Turismo e Transportes salientou que este visou “auscultar os representantes do sector turístico, nomeadamente hoteleiros, agentes de viagens, e do sector da restauração e da animação, para que pudessem transmitir a sua análise da situação decorrente do ano turístico e com especial incidência após a tempestade do dia 20 de Fevereiro”.
Conceição Estudante referiu que “foram manifestadas as preocupações e avançadas as soluções e as estratégias que, de uma forma concertada, a Madeira com o Turismo de Portugal, com beneplácito do senhor secretário de Estado, vai por rapidamente quer no mercado interno quer no mercado externo, como forma de resposta, de uma maneira táctica, para podermos recuperar rapidamente o ritmo normal de funcionamento do sector, recuperar as reservas e conseguir fazer um ano turístico no qual não se vá sentir de uma forma muito perneciosa o efeito da catástrofe do passado dia 20”.
Neste âmbito, adiantou que as principais preocupações transmitidas “têm a ver, naturalmente, com as consequências da situação do dia 20 e que se traduziram no cancelamento de algumas reservas e numa diminuição de ritmo das novas reservas”, acrescentando que a prioridade “é fazer com que esta situação se altere através da intervenção nos diferentes mercados no sentido de que a imagem da Madeira retome a sua normalidade, no sentido de que a vida na Região já está normalizada e na medida em que o sector turístico está totalmente capacitado para exercer aquilo que são as suas prestações que não foram afectadas pela tempestade”.
Por sua vez, o secretário de Estado do Turismo relçou que o encontro “serviu para fazer uma avaliação do que se passou e do que se passa no sector do Turismo”, destacando que a “Madeira depende do Turismo para assegurar a sua estratégia de desenvolvimento, pelo que é preciso em conjugação de esforços para que possamos ser activos relativamente áquilo que há a fazer”.
Deste modo, António Trindade salientou ter sido informado pela secretária regional do Turismo que a ocupação hoteleira durante a Festa da Flor “caminha para valores muito positivos”, adiantando que a campanha de promoção será “estendida um pouco mais no mercado nacional para no fundo conseguir tocar outros públicos”, o que, disse, deve acontecer no âmbito doPrograma de Intervenção Turístico, “para que a Madeira possa ser beneficiada no que diz respeito ao turismo interno”.
Referiu também a possibilidade de reforçar a promoção das rotas já existentes para a Madeira, no sentido de aumentar a sua taxa de ocupação, “para garantir efeitos positivos no destino”, e de ao nível da promoção externa “de Portugal e das suas regiões podermos actuar de uma forma mais articulada”.
Por seu lado, a secretária regional do Turismo e Transportes adiantou que os indicadores turísticos relativos ao mês de Janeiro “mostram uma queda de cerca de 4%” no número de turistas. Assim, destacou a criação de “uma campanha promocional táctica, que sai da estratégia que estava desenvolvida para este ano”, que “não mudando o orçamento, reafecta verbas para este fim, quer ao nível do turismo interno quer ao nível do turismo externo, da DRT e da AP”.
Em relação à Festa da Flor, Conceição Estudante adiantou que os agentes turísticos têm transmitido que esta “já está mais ou menos vendido”, acrescentando ser esperada uma ocupação à volta dos 90%.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos