quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Trupes já ensaiam para o cortejo de Carnaval

Tendo como pano de fundo o tema “Mares e Oceanos”






“Mares e Oceanos”. Este o tema definido este ano para o grande cortejo de Carnaval, que vai para a rua no próximo mês de Fevereiro, mais concretamente, na noite do dia 13. O tema já foi apresentado pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT) junto dos habituais grupos e trupes participantes no desfile carnavalesco que, entretanto, já iniciaram os trabalhos com vista à preparação de mais uma grande noite de folia.
Neste momento, apenas uma trupe ainda não iniciou os trabalhos. Trata-se dos Veteranos da Folia, que reúnem na próxima segunda-feira para definir todo o processo.
Quanto à Geringonça, apresenta este ano o tema “Fantasias de Ninfa”. Xavier Barros contou ao JM que os preparativos iniciaram-se em Outubro e o primeiro ensaio decorre já este sábado. Ao todo, serão 150 os foliões que vão defender as cores desta associação, que apresenta dois carros alegóricos, um dos quais com música ao vivo, contando com a actuação de Sofia Relva (a apresentadora do programa da RTP-M “Lado a Lado” e do concurso “Funchal a Cantar”). A música também será original, da autoria de António Barbosa, sendo a letra de Rui Silva.
Outra das trupes participantes será a Caneca Furada, que leva entre 220 a 250 pessoas para a rua, sob o tema “O mar e a pirataria na ilha da Madeira”. Ferdinanda de Sousa explicou que haverá um carro alegórico e que os ensaios se iniciam a 15 deste mês. Como sempre, a trupe contará com a presença de figuras ilustres da sociedade, sendo já certas as participações de Paulo Fontes e Pedro Calado.
A Turma do Funil vai dar vida ao projecto “O oceano em folia”. Para tal, contará com 140 a 150 participantes e ainda um carro alegórico, baseado no mito da Atlântida perdida, de onde sairá uma deusa perdida. O primeiro encontro decorreu durante esta terça-feira, para acertar pormenores quanto aos ensaios.
Já os Cariocas apresentam-se com “Divindades dos Mares”, recorrendo à mitologia. O projecto é da autoria de Orlando Gonçalves, sendo que a trupe também se irá apresentar com uma música original, da autoria de Francisco Freitas (letra incluída), que este ano substitui o habitual maestro, Delfino Correia, conforme relatou Nélio Gonçalves. Os Cariocas contam levar um máximo de 140 personagens para a rua e dois carros alegóricos, sendo que no principal, estará o deus Poseidon. No segundo veículo, estará concentrada a música ao vivo, que contará com 5 vozes e ainda uma “bateria” constituída por 52 elementos. Neste momento, os ensaios já estão a decorrer desde domingo passado, sendo que a parte musical, a partir de sábado, passará a ser diária.
Os “Fura Samba” apresentam-se com uma homenagem ao poeta português Fernando Pessoa, inspirando-se para tal no poema “Mar Português”. Serão 120 pessoas a desfilar, contando com dois carros alegóricos. Tudo está a ser preparado desde Outubro, sendo que a apresentação oficial decorreu no passado dia 3 de Janeiro. A música também será original, da autoria de Nuno Basto, num enredo que Nicolau Pereira define como mais «enriquecedor» relativamente a anos anteriores. O projecto é de Orlando Vieira, contando com duas modelos madeirenses.
A “Fábrica de Sonhos” apresenta “Segredos do mar”, tendo 160 a 170 figurantes, ensaiados pelo dançarino Marco Gil. Os ensaios serão relativamente fáceis, pelo que apenas deverão realizar-se a partir do final deste mês. Terá um carro alegórico, onde não vão faltar peixes e todos os elementos característicos do mar.
Outro dos participantes já habituais é o decorador madeirense João Egídio, que se inspirou nos “Encantos do Mar” para decorar o carro alegórico com que se irá apresentar nas ruas do Funchal. Serão cinco ou seis os figurantes, trajados a rigor e de acordo com o tema proposto para este ano.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos