sábado, 30 de janeiro de 2010

Câmara e AJEM revitalizam Monumental e Nazaré

Projecto está estimado em 3 milhões de euros






O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, disse ontem que há todo o interesse os comerciantes da Zona de Intervenção da Monumental (que abrange a Ajuda e o Amparo) e da Zona de Intervenção da Nazaré para responderem prontamente aos inquéritos que as equipas da edilidade e da Associação de Jovens Empresários da Madeira, parceira neste projecto, vão desenvolver a partir de segunda-feira. Um processo que sublinha enquadrar-se no projecto de revitalização empresarial e urbana das áreas referidas que já conheceu uma primeira fase, que constou da definição das zonas de intervenção e do levantamento dos estabelecimentos com potencialidades para aderirem ao projecto que as duas entidades pretendem implementar através da candidatura ao Programa SIRE II - Projectos integrados.
Trata-se de um programa financiado através do FEDER (Intervir+) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE).
Do levantamento desenvolvido, foram identificados na Zona de intervenção da Monumental 36 espaços de serviços e 87 espaços comerciais e, na Zona de intervenção da Nazaré, 12 empresas de serviços e 17 empresas de comércio.
São todos estes estabelecimentos que irão ser contactados. Ser-lhes-á entregue uma carta e o referido questionário no sentido de inteirar acerca do seu interesse em participar no projecto.
As empresas beneficiárias podem ser micro e pequenas empresas, estruturas associativas e câmaras municipais.
Em termos de despesas elegíveis para as empresas, podemos referir que se enquadram, entre outras, as obras de adaptação e remodelação, aquisição de equipamentos e máquinas, aquisição de tecnologias de informação e comunicação.
Na componente empresarial, o SIRE II apoia as despesas elegíveis em 50%.

Orçamento de 3 milhões

O orçamento total para as duas zonas intervenção é de três milhões de euros, dos quais, cerca de 1,7 milhões de euros serão financiados pelo sistema de incentivo, 1,1 milhões pelos empresários e cerca de 200 mil euros pela Câmara Municipal do Funchal.
Tratam-se de números que se baseiam num investimento médio por estabelecimento de 30 mil euros.
Os promotores estimam que 50% dos empresários identificados venham a aderir ao projecto.
No caso da ZI Monumental o orçamento empresarial será de pouco mais de 1,8 milhões de euros, dos quais mais de 900 mil corresponderão a investimentos privados e o restante financiado pelo SIRE II.
O custo previsto com a intervenção na área pública é de 370 mil euros, sendo que o orçamento camarário contribuirá com 150 mil euros e o SIRE II com 221 mil euros.
No caso da ZI da Nazaré, o orçamento empresarial será de pouco mais de 435 mil euros, dos quais mais de 218 mil corresponderão ao sistema de incentivos e igual valor o investimento dos empresários.
O custo previsto com a intervenção na área pública é de 87 mil euros (corresponde a 20% do investimento empresarial), sendo que o orçamento camarário contribuirá com 35 mil euros e o SIRE II com 52 mil euros.
Em termos cronológicos, depois das respostas, que são esperadas até o final de Fevereiro, em função do interesse demonstrado, o passo seguinte é o da elaboração de um plano estratégico para cada uma das zonas de intervenção. Este plano estratégico é um dos elementos que suportam a candidatura ao SIRE II, que a CMF e a AJEM prevêem que seja concluída no primeiro semestre de 2010.
O IDE responde à candidatura num prazo de 40 dias úteis, pelo que os promotores admitem que o projecto esteja em andamento ainda este ano.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos