domingo, 31 de janeiro de 2010

Enotel estuda novo 'resort' de 80 milhões no Brasil

Empresário Estêvão Neves tem projecto para 500 apartamentos no Cumbuco, Ceará
Data: 31-01-2010








O grupo hoteleiro portugues Enotel, propriedade do empresário madeirense Estêvão Neves, anunciou na semana passada que irá construir um novo 'resort' no Estado do Ceará, Brasil, que será o terceiro do grupo no país. Segue as cláusulas do acordo operacional e comercial assinado em Dezembro passado com a maior cadeia mundial de hotelaria de tudo incluído - a Riu Hotels - que prevê o funcionamento, até 2015, de três 'resorts' no Nordeste Brasileiro.

Estêvão Neves confirmou que a decisão do arranque das obras está apenas dependente da criação das infra-estruturas (saneamento básico, água potável e energia eléctrica) que são da responsabilidade das autoridades estaduais.

O novo investimento no Ceará custará 210 milhões de reais (cerca de 80 milhões de euros) e compreende um complexo turístico hoteleiro, com 500 apartamentos, na Praia do Cumbuco, de características semelhantes ao que o grupo já tem em Porto de Galinhas, no Estado de Pernambuco, (374 apartamentos), local onde a Enotel já está a construir um segundo 'resort', num terreno próximo do primeiro, este com uma previsão de 700 apartamentos e uma vasta área destinada a funções que envolvam até cerca de dois milhares de pessoas, e que poderá ser inaugurado em 2013.

O anúncio do novo complexo no Ceará teve grande impacto na imprensa brasileira, sobretudo a do Nordeste e a especializada em questões turísticas e económicas. As reportagens que chegaram até nós mostram Estêvão Neves numa visita ao local do projecto, acompanhado pelo governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, num dia dedicado aos empreendimentos portugueses nessa conhecida praia cearense. O governador tinha se deslocado para visitar também as obras do Cumbuco Golf Resort (ver destaque), propriedade do grupo português Vila Galé, que abrirá este ano.

Estêvão Neves fez no final de 2009 um acordo operacional e comercial com a cadeia Riu Hotels, de capitais alemães e espanhóis, válido por seis anos, que prevê a operação conjunta de três unidades hoteleiras, com características de 'resort' tudo incluído, até 2015. A primeira, o actual 'Enotel Porto de Galinhas', aberto em 2008, entrará ao serviço em Abril deste ano, passando a designar-se por 'Enotel Riu Porto de Galinhas'; a segunda, já em construção, abrirá em 2013, e a terceira, cuja localização se sabe agora que será na Praia do Cumbuco, no Estado do Ceará, abrirá portas até 2015. Nos termos do acordo assinado em Dezembro de 2009, previa-se que o investimento total do grupo Enotel nesta parceria seria de cerca de 250 milhões de reais (cerca de 100 milhões de euros). Contudo, esse total poderá ser mais elevado, já que o negócio no Cumbuco deverá necessitar de uma maior disponibilidade de capitais.

O grupo Enotel, propriedade do empresário madeirense Estêvão Neves, também sócio do MadeiraShopping, e proprietário dos edifícios onde estão instalados os hipermercados Modelo na Região, tem mais três hotéis na Madeira: Enotel Quinta do Sol, Enotel Santo da Serra e Enotel Baía do Sol, este na Ponta do Sol. Dispõe ainda de um terreno na Estrada Monumental, no Funchal, destinado, em princípio, para a construção de um 'resort' turístico.

Vila Galé abre este ano 'Cumbuco Golf Resort'

O 'Cumbuco Golf Resort', propriedade da rede hoteleira portuguesa Vila Galé, receberá os primeiros hóspedes no início do mês de Outubro deste ano. Segundo o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, será o "será o primeiro grande 'resort' de padrão internacional no Ceará".

De frente para o mar, o 'Cumbuco Golf Resort' ocupa 480 hectares, incluindo um campo de golfe com nove buracos e condomínios com cerca de 1 300 apartamentos residenciais turísticos. O empreendimento está instalado a 41 quilómetros de Fortaleza, capital do Ceará. O investimento para a fase inicial do projecto foi de 110 milhões de reais (cerca de 44 milhões de euros), montante que se refere apenas ao Hotel Vila Galé Cumbuco, de cinco estrelas, que ocupa uma área de 100 mil m², além de Clube Náutico, com 200 m², centro de convenções para eventos de grande porte e um SPA.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos