sábado, 23 de janeiro de 2010

Deputados do PSD/M visitaram Quinta Leonor, no Jardim da Serra

Parque será mais-valia






No âmbito do programa de visitas que o grupo parlamentar do PSD/M, na Assembleia Legislativa da Madeira, tem desenvolvido, os deputados sociais-democratas estiveram, na manhã de ontem, no Jardim da Serra, junto à Quinta Leonor.
Como explicou o deputado do PSD/M Vasco Vieira, o terreno que era propriedade do Governo Regional foi cedido à Junta de Freguesia do Jardim da Serra, a título precário, em Março de 2009 para desenvolver o projecto do Centro de Desenvolvimento e Investigação Sociocultural e Agroflorestal.
Com uma área territorial de cerca de quatro mil metros quadrados, este é um projecto que está a ser elaborado em três vectores, a começar pela etnografia, a área agroflorestal e ainda a parte turística e de lazer.
De acordo com o deputado, o novo Centro tem como objectivo o de «agir fundamentalmente na área da biodiversidade das espécies agroflorestais, abrangendo uma variedade de árvores de cultivo de fruto e de espécies florestais endémicas da zona, uma forma de preservar as espécies que correm o risco de se perder». Só nesta vertente, está previsto a plantação de vários tipos de cerejeira, pereiros, pereiras, macieiras, ameixeiras, nogueiras, abrunhos, castanheiros, plantas e árvores indígenas e ainda plantas aromáticas e medicinais, criando ainda núcleos de biodiversidade.
Na vertente etnográfica, haverá a recuperação do património arquitectónico, com a ampliação do imóvel da Quinta Leonor, reconstrução do moinho, recuperação de um lagar, palheiro, caminho, vereda e ainda a requalificação das “Furnas dos Mouros”. Utensílios agrícolas, trajes e artes e ofícios da serra serão ainda divulgados naquele Centro.
No item dedicado ao turismo, está previsto a construção de um percurso pedestre que irá circundar o parque e de um acesso à queda de água, conhecida por “Aguagem”. A criação de um espaço de convívio intergeracional, de uma casa de chá e de uma loja para venda de plantas, árvores e de artesanato são outras mais-valias daquele espaço.
Para Vasco Vieira, este é um projecto «positivo pelas vertentes que desenvolve, pelos rendimentos que poderá trazer à população e pelas ligações que tem às políticas contidas no programa do Governo Regional na área da agricultura, do turismo, da cultura e do ambiente e como tal deverá ter o apoio das entidades públicas e privadas».
Neste sentido, a Junta de Freguesia já começou a estabelecer parcerias públicas e privadas para que o Centro no Jardim da Serra avance.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos