quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CEHA aproveita novo espaço

“Mundo das Ilhas e as Ilhas do Mundo”







O Centro de Estudos da História do Atlântico (CEHA) apresentou ontem o seu programa de actividades para o ano em curso, do qual se destacam o congresso internacional sobre o “Mundo das Ilhas e as Ilhas do Mundo”, de 26 a 30 de Julho, e o Seminário sobre a “República e os Republicanos na Madeira”, de 26 a 30 de Outubro, este último evento pensado para assinalar o primeiro centenário da República portuguesa.
Já o primeiro evento, em Julho, será comemorativo dos 25 Anos do CEHA, e contará com especialistas oriundos de várias partes do mundo, incluindo do Japão.
Alberto Vieira explicou que o novo edifício do CEHA, inaugurado em Outubro do ano passado, vem permitir uma programação mais vasta, tendo em vista a utilização do auditório. Assim, aquele será «um espaço aberto à população e comunidade científica madeirenses, para o debate a vários níveis».
Para além disso, e como forma de dinamizar o auditório, o CHEA organiza “Encontros à Quarta”, pelas 18 horas. O objectivo, segundo Alberto Vieira, é «institucionalizar a iniciativa como um fórum de divulgação e debate no panorama cultural e científico madeirense».
Ontem, a quarta-feira foi dedicada ao livro publicado por Francisco Fernandes, intitulado “Desporto e Autonomia Insular: Factores de Desenvolvimento Económico e Social”, que resultou da sua tese de doutoramento em Ciências do Desporto – Ramo de Motricidade Humana.
No programa de actividades do CEHA, é também de apontar o ciclo de conferências e musical, em colaboração com o Gabinete Coordenador de Educação, que irá debater “A Música na História da Madeira”. A primeira sessão será no dia 8 de Fevereiro, com o conferencista Paulo Esteireiro, sobre “A música para Piano na Madeira (1810-1830)”.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos