Passa dos Marmeleiros para o Hospital Dr. Nélio Mendonça
No próximo mês de Fevereiro, o serviço de Nefrologia, actualmente instalado no Hospital dos Marmeleiros, passa a ter novas instalações, desta feita, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, disponibilizando ainda um período de funcionamento nocturno, conforme nos avançou, ontem, Almada Cardoso, presidente do Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).
Esta unidade ficará instalada em frente à porta principal do Hospital, numa área que, recentemente, passou por algumas obras de renovação. A nova área de serviço, que contempla a Unidade de Diálise, terá 10 monitores, com a particularidade de serem móveis. Foram adquiridos recentemente, na sequência de um concurso público. De sublinhar que, neste momento, o serviço nos Marmeleiros conta com 11, mas como compensação para a perda de um monitor, Almada Cardoso refere que o Hospital vai passar a contar com um período de funcionamento nocturno. «Por falta de espaço, o monitor não pode ser instalado cá em baixo. Mas, em nome da comodidade e dos doentes que aqui vão passar, vai haver um período de diálise durante a noite. Neste momento, há dois turnos (manhã e à tarde) e vamos compensar essa falta de um monitor com o período nocturno», complementou.
Apesar das novas instalações, Almada Cardoso confirmou ao JM que o serviço vai contar com o mesmo número de meios pessoais, sendo que todo o pessoal que se encontra nos Marmeleiros transita para o Hospital dr. Nélio Mendonça, incluindo a nutricionista que se encontra afecta a este serviço.
O serviço de Nefrologia compreende várias actividades de serviço, entre as quais, a consulta, o internamento, o serviço de urgência, a unidade de Diálise e Hospital de Dia e ainda a Diálise Peritoneal Crónica Ambulatória, estando à responsabilidade do médico José Augusto Araújo.
Almada Cardoso destacou que o serviço é transferido para uma enfermaria onde se encontram vários casos de altas problemáticas que por sua vez, serão transferidos para o Hospital dos Marmeleiros, para a zona onde está neste momento a enfermaria da Nefrologia.
Mudanças também noutros serviços
Mas, este não será o único serviço em mudança. Segundo explicou o presidente do conselho de administração do SESARAM, também que o pavilhão exterior das consultas externas do Hospital dos Marmeleiros vai receber o futuro departamento de Psiquiatria, assim como o Centro de Santiago, ligado à Toxicodependência e que actualmente funciona na Rua Bela de São Tiago (junto ao ex-Liceu). Ainda não há prazos, mas para breve está previsto um estudo funcional, podendo estas mudanças ocorrer até final deste ano.
Neste momento, recorde-se que está também em estudo a mudança do serviço de Gastrenterologia.
200 doentes já transplantados na Região
De acordo com dados disponibilizados recentemente pelo SESARAM ao JM, ao longo do ano passado foi registado um aumento de oito por cento ao nível das consultas externas na área da Nefrologia, comparativamente a 2008, que se traduziu num aumento de 3.572 para 3.842 doentes. No entanto, até à semana passada, apenas 42 pessoas estavam em tratamentos de diálise/hemodiálise no Hospital dos Marmeleiros, enquanto que na diálise peritonial encontravam-se outros 15. Alguns destes doentes – uma percentagem pequena - já foram transplantados no passado, sendo que o seu transplante chegou ao fim, tendo regressado à diálise. Neste momento, os transplantes continuam a ser assegurados em centros fora da Região, estando o SESARAM associado a diversos Hospitais, como Lisboa e Porto. Neste momento, há um total de 200 doentes já transplantados na Região.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos