quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vinho Madeira 'embarca' amanhã


Data: 21-01-2010

Uma pipa de Vinho Madeira vai embarcar amanhã na 'Sagres', na escala que o navio-escola efectua no Funchal, na 1ª etapa da Volta ao Mundo que durará 11 meses.

A Sagres iniciou esta viagem a 19 de Janeiro, em Lisboa, e tem escalas previstas em diversos países, numa missão de formação de cadetes da Escola Naval que servirá também para promover Portugal no mundo e contactar os portugueses da diáspora, participando em vários eventos internacionais.

Esta sexta-feira, passa pelos mares da Madeira e na baía do Funchal receberá uma pipa com 55 litros de Vinho da Madeira para recriar a epopeia do "Vinho da Roda", numa 'viagem' que contribui para enriquecer e valorizar a qualidade desta produção tradicional da Região que é conhecida internacionalmente.

O denominado "Vinho Roda" surgiu no século XVII, nas escalas rumo à Índia, quanto esta se tornou um dos principais mercados para a produção vinícola insular, constatou-se que durante o transporte, visto que nos porões dos navios as temperaturas atingiam níveis elevados na passagem pelos trópicos, a sua qualidade melhorava quando chegava à Europa.

Nesta passagem do navio-escola 'Sagres' pela Madeira, os produtores de Vinho Madeira ofereceram também 30 garrafas com as quais o comandante do navio-escola irá brindar com os convidados em cada porto em que fizer escala.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos