Representantes do 'trade' regional também esperam um verão melhor do que em 2009
Data: 21-01-2010
O primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madrid entusiasmou os profissionais portugueses que participam no evento. Os primeiros contactos foram interessantes e nota-se que há interesse por Portugal. O que se pretende, antes de falar em qualquer crescimento, é obter melhores resultados do que no ano passado, em que o número de espanhóis que visitaram Portugal decresceu, em linha aliás, com a recessão de mercado que se verificou no país vizinho. As primeiras notícias criam algum optimismo e a animam aqueles que sonham com a recuperação, que poderá acontecer alavancada em novos produtos que hoje qualificam a oferta portuguesa e que estão a ser muito procurados pelas classes média e média-alta dos turistas espanhóis.
Da parte do 'trade' madeirense há boas indicações e as perspectivas são também animadoras. O mercado espanhol, tal como o português, vive muito de organizações de última hora. Por isso, não estão ainda definidas as operações de Verão. Gabriel Gonçalves, presidente da mesa de agências de viagens da Associação Comercial e Industrial do Funchal, disse ontem ao DIÁRIO que "o primeiro dia da Fitur foi muito mexido". "Vê-se muito mais gente do que em Lisboa, durante a BTL, há mais perspectivas de negócio e verifica-se uma boa procura pelos destinos portugueses, nomeadamente pela Madeira", considera o agente de viagens, que desempenha funções de director comercial no grupo Intervisa. Segundo Gabriel Gonçalves existem algumas operações fechadas para a próxima Páscoa, com voos 'charters' de cidades espanholas, mas o grande objectivo é que os operadores fechem contratos para o período de Verão. Ainda com poucas certezas, mas convicto de que a Madeira suscita um interesse crescente entre os espanhóis, o responsável da ACIF diz que as primeiras indicações apontam para que a Região Autónoma tenha este ano mais espanhóis do que em 2009.
Para hoje e amanhã, agentes de viagens, hoteleiros e a ANAM, empresa concessionária dos Aeroportos da Madeira, têm diversas reuniões marcadas em Madrid. Os contactos prosseguirão e os resultados dependem também muito da concorrência que enfrentamos noutros mercados próximos, quer das ilhas atlânticas, quer dos países da Bacia do Mediterrâneo, sempre muitos activos na feira de turismo espanhola.
Portugal tem o segundo maior pavilhão na Fitur e uma campanha muito activa e balanceada para ganhar novos turistas, para além de pretender cativar de novo os espanhóis que, regularmente, se deslocavam a Portugal em viagens de férias. Por isso apostou na modernidade. Os promotores portugueses esforçam-se por passar a imagem de um país diferente, evoluído, cada vez mais próximo da Europa tecnológica e contemporânea, sem ter perdido as virtudes que tornaram o país procurado: a tradição, a cultura, os monumentos, a hospitalidade e a qualidade paisagística.
TAP reforçou voos
"A TAP reforçou, em 2009, a sua presença no mercado espanhol, sendo a companhia a operar hoje em Espanha com maior quantidade e diversidade de ligações para Portugal", declarou Vitoria William, representante da TAP em Espanha, na abertura da Fitur.
Na oportunidade, a TAP anunciou também o reforço da sua oferta em 2010, traduzido num aumento de capacidade até aos 1.375.000 lugares disponibilizados no total, mais 7% do que em 2009. A TAP oferece um total de 192 voos por semana entre aeroportos dos dois países ibéricos.
Jornal da Madeira
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