quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Primeiro instituto do País em tecnologias interactivas

Madeira Interactive Technologies começou oficialmente este mês no Tecnopolo









O primeiro instituto português de inovação focado na área das tecnologias interactivas começou a funcionar oficialmente em Janeiro deste ano. Chama-se Madeira Interactive Technologies Institute (Madeira–ITI).
O Instituto está sedeado em instalações cedidas e adaptadas pelo Madeira Tecnopólo. Agrega 20 professores e investigadores doutorados e mais de 80 alunos a fazer mestrado e doutoramento.
Por isso mesmo, é considerado um dos grupos mais dinâmicos, multidisciplinares e interculturais em Portugal, tendo gerado num curto espaço de tempo cerca de três milhões de euros em propostas de investigação em colaboração com a indústria.
O novo centro de excelência mundial em investigação e formação graduada em tecnologias interactivas de informação e comunicação - no âmbito das ciências computacionais e da interacção humano-computador - resulta do sucesso alcançado no programa dual do Mestrado Profissional em Interacção Humano-Computador, no âmbito do Programa Carnegie Mellon - Portugal, e foi oficializado através da assinatura de um protocolo entre a Universidade de Carnegie Mellon, a Universidade da Madeira e o Madeira Tecnopólo, no Verão de 2009.
No Madeira Interactive Technologies Institute há a intenção de criar novos sistemas interactivos que promovam práticas sustentáveis e interdisciplinares de investigação. Algo possível através da captação da atenção dos melhores alunos e investigadores de todo o mundo.
O Madeira–ITI visa também manter as relações e projectos de cooperação sustentáveis com outros organismos e institutos da Universidade Carnegie Mellon, bem como reforçar as condições institucionais para a afirmação internacional dos grupos de investigação da Universidade da Madeira nesta área.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos