quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O novo guia de navegação terá 180 páginas, sendo 20 dedicadas à Região




(Donald Street Jr)



Data: 28-01-2010

O novo guia de navegação transatlântica 'Transatlantic Crossing Guide', que será publicado no Verão de 2011, dedicará 20 páginas às marinas, portos de recreio, porto do Funchal e do Porto Santo, ancoradouros e estaleiros náuticos existentes na Madeira e Porto Santo.

A recolha de dados e de informação actualizada relativa às infra-estruturas náuticas existentes na Região está a ser efectuada por Donald Street Jr., um norte-americano que se deslocou propositadamente à Madeira a fim de reunir os elementos necessários que irão constar na sua nova publicação. No decorrer desta sua passagem pela Região já realizou reuniões com a Administração de Portos da Madeira (APRAM), com as Marinas do Funchal e da Quinta do Lorde, com o porto de Recreio da Calheta, tendo visitado igualmente o estaleiro naval de Água de Pena e o Centro Costeiro de Salvamento Marítimo. No próximo sábado deslocar-se-á ao Porto Santo para recolher dados e informações das infra-estruturas náuticas existentes naquela ilha, estando igualmente agendadas reuniões com a Marina do Porto Santo e com o responsável local da APRAM.

Para além do guia, os dados agora recolhidos serão igualmente usados pela IMRAY na actualização das cartas náuticas que serão publicadas em Janeiro de 2011 em formato digital e, posteriormente, em papel. Donald Street Jr conta no seu currículo com 92 travessias transatlânticas, algumas delas efectuadas do mítico veleiro IOLAIRE, no qual navegou 52 anos, 39 dos quais sem qualquer motor. Editor de vários livros, Dvd's e Guias de navegação é essencialmente um navegador que tem ao longo de 52 anos de navegação no Atlântico e Caraíbas, disponibilizado informação importante a todos os que pretendem cruzar o Atlântico e navegar nas Caraíbas. Os seus livros têm despoletado o interesse dos navegadores por novas áreas e promovido o turismo em regiões outrora pouco conhecidas pelos navegadores. É além disso, desde 1966, responsável pela actualização da informação constante nas cartas náuticas da IMRAY, o maior editor do mundo de cartas náuticas em formato papel e digital. É também cooperador dos Institutos Hidrográficos e navegação Britânicos e Americanos na área de cartografia. Donald Street Jr trabalha também com a seguradora marítima LLoyds of London, na preparação de contratos de seguro e peritagens. Tem mais de 350 artigos publicados em revistas de vela, traduzidos em vários idiomas, nomeadamente em Inglês, Francês e Alemão.

De referir que esta visita à Região conta com o apoio da Quinta do Lorde em cooperação com a Associação de Promoção da Madeira.

Palestra hoje


Donald. Street Jr. dará hoje, pelas 18 horas, na Quinta do Lorde, uma palestra subordinada ao tema 'Navegação oceânica nas ilhas atlânticas'. Dada a sua vivência enquanto marinheiro, abordará questões relacionadas com cartas de navegação elucidando-as com base em experiências vividas. A palestra será aberta a todos os nautas madeirenses.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos