terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Megaiate na Pontinha

'Le Grand Bleu' regressa hoje ao Funchal em escala de reabastecimento
Data: 26-01-2010



O porto do Funchal recebe hoje, em escala de reabastecimento de combustível e descanso da respectiva tripulação, mais uma escala do megaiate privado 'Le Grand Bleu'. Procedente de Philipsburg, nas Antilhas Holandesas, chega ao Funchal às 19 horas, numa escala que se prolongará até às 7 horas de sexta-feira, dia 29.

Esta é a terceira escala na Região deste megaiate que ocupa a 16ª posição da lista dos maiores iates motorizados do mundo. Este megaiate visitou a Madeira pela primeira vez a 13 de Dezembro de 2006, regressando no ano seguinte a 29 de Abril. Segundo conseguimos apurar, o 'Le Grand Bleu' encontra-se em viagem de reposicionamento, razão pela qual viaja apenas com a tripulação, constituída por cerca de 40 elementos. Construído no ano 2000 no estaleiro naval 'Vulcan', em Stettin, na Alemanha, sob encomenda do bilionário John McCaw, o 'Le Grand Bleu' pertenceu depois a Paul Allen antes de ser adquirido, em 2002, por Roman Abramovich. Em 2008, e já como propriedade de Eugene Shvidler, foi novamente submetido a trabalhos de remodelação tendo sido introduzido um sistema ecológico de tratamento de esgotos, o que permite a reutilização de águas residuais, após tratamento, em vez da descarga dessas mesmas águas para o mar. Das suas principais características são de realçar, além dos seus 112,78 metros de comprimento, os dois barcos que transporta no seu interior, um deles um veleiro com cerca de 21 metros. Está ainda equipado com um heliporto bem como de diferentes equipamentos para a prática de desportos náuticos.

'Lobo Marinho' volta à Pontinha




Depois de uma paragem de 15 dias, o navio ferry 'Lobo Marinho', que foi submetido, no decorrer desse período, a trabalhos de manutenção anual e de revisão/inspecção, regressa hoje, pelas 14 horas, ao porto do Funchal. Os trabalhos foram realizados com o navio a nado e que os mesmos tiveram lugar no porto do Caniçal. Assim, o retomar das ligações marítimas entre a Madeira e o Porto Santo terão lugar já a partir de amanhã, com o navio da Porto Santo Line a zarpar da Pontinha às 8 horas regressando da ilha Dourada às 18 horas, com chegada ao Funchal anunciada para as 20.15 horas.


DN Madeira







EM 2006 no Porto do Funchal



O Russo Eugene Shvidler o actual proprietario

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos