segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Casa do Povo de São Roque do Faial comemorou aniversário

Apoios à cultura serão diversificados






A Casa do Povo de São Roque do Faial, comemorou ontem a passagem de mais um aniversário, com animação musical e a inauguração de uma exposição fotográfica alusiva às actividades desenvolvidas. Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Santana, Rui Moisés, destacou o papel cultural e social daquela instituição e reafirmou que os apoios às Casas do Povo do concelho, por parte da autarquia, serão diversificados consoante a envolvência dos organismos no meio e tendo em conta as actividades que desenvolvem.
A comemoração do 19.º aniversário iniciou-se, pelas 9 horas da manhã, com uma missa de acção de graças na igreja paroquial solenizada pelo Grupo Coral da Casa do Povo. Uma hora depois, ocorreu a actuação do Grupo Recreativo da Casa do Povo, no adro da igreja matriz da freguesia. Depois, já na sede da Casa do Povo, actuou o outro grupo da Casa do Povo: Orquestra de Bandolins, tendo também sido inaugurada uma exposição fotográfica sobre as actividades levadas a cabo pela Casa do Povo no último ano, ao que se seguiu a actuação da Tunacedros e o almoço convívio entre os membros dos grupos e os convidados. Actuou ainda o Grupo de Tocares e Cantares Camponeses.
Na oportunidade, Heliodoro Dória, presidente da Casa do Povo, aproveitou a presença das várias entidades para agradecer o apoio prestado anualmente para a realização das diversas actividades e para os cinco grupos da instituição, «que são como o “BI” da Casa do Povo e da freguesia». Fez ainda agradecimentos aos elementos dos vários grupos.Por sua vez, Rui Moisés começou por felicitar a Casa do Povo, os seus associados e os seus dirigentes, pois «a Casa do Povo tem desenvolvido um papel interventivo em prol da cultura, em prol da freguesia e das várias faixas etárias da população. As pessoas vão-se envolvendo e valorizando». O edil aproveitou para referir que a autarquia está a preparar protocolos com as Casas do Povo, que «serão diferentes e terão em conta a formação dos jovens e a importância para a comunidade local». O autarca referiu que o regulamento já foi aprovado, salientando que a Casa do Povo de São Roque do Faial sofrerá «uma discriminação positiva».
O presidente da Câmara de Santana afirmou que haverá uma diferenciação por causa da envolvência social das populações, nomeadamente a terceira idade, pois o centro de convívio será valorizado. Por fim, Rui Moisés considerou que a Casa do Povo, com o seu empenho, «engrandece São Roque do Faial, o município e a Região. Continuem a ter força, pois o que estão a fazer estão a fazer bem e tem muito valor».


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos