quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Geringonça leva ninfas ao Cortejo Alegórico







O projecto deste ano da Associação Geringonça tem como tema "Fantasias de Ninfa" e contará com cerca de 160 foliões, distribuídos por oito alas.
«Teremos dois carros alegóricos, com figuras míticas: Deuses do mar, ninfas e, claro, a rainha da bateria (Marina Freitas, eleita no passado sábado) », revelou Xavier Barros, presidente da associação.
«Vamos estrear, neste cortejo, uma banda de músicos, composta por 18 elementos», disse.
Uma das novidades deste ano será a participação de oito deficientes motores, dos 30 aos 60 anos de idade, da delegação regional da Associação Portuguesa de Deficientes Motores. «A instituição lançou-nos este desafio e não pudemos de modo algum recusar. Aceitámos de imediato. Vamos integrá-los no projecto, estando os fatos dos mesmos também a ser confeccionados», salientou Xavier Barros, adiantando que irão desfilar na chamada "ala livre", junto à ala dos veteranos.
O projecto artístico está novamente a cargo de Paulo Marques e a coreografia é de Dina Freitas.
À semelhança de anos anteriores, a Geringonça apresenta uma música original, que será cantada por Sofia Relva (apresentadora do concurso musical "Funchal a Cantar"). A canção chama-se "Esta Maré de Alegria" e conta com letra assinada por Rui Gonçalves Silva e música de António Barbosa. «A música é lindíssima. A letra também é espectacular! As sonoridades vão ao encontro do tema geral do Cortejo Alegórico ("Mares e Oceanos, proposto pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes). Penso que esta música irá marcar o público», considerou. Sofia Relva será acompanhada por um coro, composto por Bruno Airaf, Dorita Serrão, Paulo Freitas, Xavier Barros, Hélder Paulo, Sofia Petito, Carolina Rodrigues e Mariana Azevedo.
As cores predominantes do desfile serão o azul, o verde, o prateado, o branco, o laranja e o rosa, «tons que co-habitam no fundo do mar».
Os ensaios da Geringonça começaram logo na primeira semana deste mês, mas os materiais já foram adquiridos em Outubro do ano passado.
O Cortejo Alegórico de Carnaval, promovido pela Turismo da Madeira, sai às ruas do Funchal na noite de 13 de Fevereiro.

“Esta Maré
de Alegria”


(canção pela voz
de Sofia Relva)

A vida veio do mar
Nascemos nesse vaivém
Temos no corpo o ondular
Das marés que ele tem.
O mar corre nas veias
Oceanos de emoção
No requebro das sereias
No bater do coração.

Refrão:
Neste mar de fantasia
Neste mar de fantasia
Somos a onda a crescer Somos a onda a crescer
Geringonça é alegria Geringonça é alegria
É alegria, é geringonça Na maré deste querer
Geringonça é alegria
Na maré deste querer
É mar…é mar…é mar É mar…é mar…é mar
Maré…maré…maré Vamos neste balancé
Vamos na crista da onda Tu e eu somos a onda (bis)
P’ra mostrar como é que é. (Como é que é) Todos juntos a maré

Temos mar à nossa volta
Nesta terra que é do mar
Pérolas de azul-marinho
Com algas a enfeitar.
Vamos todos nesta onda
Nas marés a navegar
Como os deuses e as ninfas
Somos filhos deste mar.

Vinte e três anos a animar

A Associação Geringonça conta, actualmente, com um historial de 23 anos, nos quais tem contribuído para a animação de cartazes turísticos da Região. Além do Cortejo Alegórico do Funchal, este organismo participa, anualmente, nos corsos carnavalescos de Câmara de Lobos e de Machico.





Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos